DINAMISMO E INSPIRAÇÃO
Entidades e empresários são impactados pelo falecimento de Roberto Macêdo
Por Marcelo Cabral - Em 11/11/2025 às 4:01 PM
Os setores empresarial e industrial cearense foram impactados na manhã desta terça-feira (11), com a notícia do falecimento do empresário Roberto Proença de Macêdo, presidente do Conselho de Administração da holding J.Macêdo CAP, aos 81 anos. Dinâmico e muito combativo, ele chegou a presidir a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por duas vezes, no período de 2006 a 2014, tendo consolidado a entidade como uma das mais respeitadas e influentes do Brasil.

Roberto Macêdo estava na presidência do Conselho de Administração da holding J.Macêdo ACP nos últimos anos e ainda trabalhava ativamente Foto: Douglas Filho/Portal IN
“O Sistema FIEC manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-presidente Roberto Proença de Macêdo (1944-2025), ocorrido nesta terça-feira (11). Engenheiro mecânico, empresário e uma das mais expressivas lideranças do setor industrial cearense, Roberto Macêdo deixa um legado marcado pelo empreendedorismo, pela visão estratégica e pelo compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado”, destacou a nota oficial da entidade.
O atual presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que está em viagem oficial ao exterior, destacou que à frente do Grupo J. Macêdo, Roberto Macêdo ajudou a escrever um capítulo decisivo da economia
cearense, consolidando um dos maiores grupos empresariais do Nordeste e contribuindo, de forma permanente, para o fortalecimento do trabalho, da produção e da prosperidade da população do Estado do Ceará.
“Sua história se confunde com a história recente da indústria cearense: construída com coragem, disciplina, transparência e compromisso com o desenvolvimento coletivo. Na FIEC, sua gestão marcou uma transformação estrutural profunda, dando à Federação agilidade, modernidade e coerência institucional. Roberto nos ensinou que para ser um grande líder, basta agir com verdade, serenidade e firmeza de princípios. Foi ele quem consolidou uma cultura de ética e austeridade a serviço do bem comum, deixando um leegado que permanecerá como referência para todas as futuras gerações de industriais do Ceará”, salientou.
O presidente da M. Dias Branco, Ivens Dias Branco Júnior, também assinou uma nota oficial do conglomerado empresarial cearense, pertencente à sua família. “Roberto Macêdo foi uma das mais destacadas referências da indústria nacional, tendo contribuído de forma decisiva para o fortalecimento do setor produtivo brasileiro. Sua liderança, visão empreendedora e compromisso com o desenvolvimento do País e da Região Nordeste constituem um legado exemplar para as futuras gerações e serão sempre reconhecidos pela indústria brasileira”, afirmou.
Amizade e muita emoção
Presente ao velório e bastante emocionado, o industrial e também ex-presidente da FIEC Fernando Cirino Gurgel, não disfarçava o sentimento de perda de um grande amigo, companheiro de diversas jornadas em prol do desenvolvimento da indústria cearense. “Era um grande amigo, um grande empresário. Que sempre trabalhou de maneira ética e profissional, buscando melhorar o ambiente industrial do nosso Estado. Uma perda muito grande para o Ceará”, ressaltou.
O presidente da BSPAR e ex-presidente da FIEC, Beto Studart, demonstrou seu mais profundo pesar pelo falecimento do seu amigo pessoal Roberto Macêdo. “Roberto foi para mim mais do que um líder industrial exemplar. Foi um ser humano ímpar, leal, um homem de honradez incontestável e de convivência marcada pelo companheirismo. Sua trajetória inspirou a todos nós que com ele tivemos a sorte de conviver. Como líder classista, seu espírito público sempre me chamou a atenção por exaltar o trabalho, a ética e a busca pelo desenvolvimento do Ceará“, lembrou.
A família Macêdo e representantes da holding J.Macêdo CAP também emitiram uma nota de pesar por uma perda tão significativa para todos eles. “Roberto Macêdo deixa um legado marcado pela generosidade, integridade, fé e sensibilidade nas relações humanas. Sua trajetória inspira todos nós a seguirmos firmes na construção de um futuro guiado pelos valores que sempre nortearam sua vida e o propósito da família Macêdo”, ressaltaram.
Mais notícias
Conexão Criativa



























