Apoio Conjunto

Rede de saúde de Fortaleza recebe unidade reformada e reforço de 285 leitos para atendimento materno-infantil

Por Julia Fernandes Fraga - Em 18/11/2025 às 12:10 AM

Saudefor1

Posto Floresta é o 7º da gestão Evandro Leitão. Fotos: Tainá Cavalcante/PMFor

A Prefeitura de Fortaleza anunciou, entre os dias 14 e 17 de novembro, uma série de ações voltadas ao fortalecimento da rede municipal e estadual de saúde. As medidas incluem a entrega da reforma de uma unidade básica, a expansão temporária do atendimento obstétrico e a abertura de novos leitos para acolher pacientes transferidos após o incêndio no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC). 

Sétimo posto da gestão

Nessa segunda-feira (17), o prefeito Evandro Leitão (PT) entregou a reforma do Posto de Saúde Dr. José Iraguassu Teixeira, o Posto Floresta, localizado no bairro Álvaro Weyne. Totalmente requalificada, a unidade beneficiará mais de 24 mil moradores da Regional 1.

Com investimento de R$ 5,2 milhões, o equipamento — sétimo reformado na atual gestão — passou por modernização completa de ambientes, ampliação da capacidade e melhoria das condições de atendimento.

Durante a entrega, o prefeito destacou também outras obras em execução no bairro, como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a ser entregue até o fim do mês, e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), previsto para janeiro de 2026.

Emergência obstétrica

Também a partir dessa segunda, o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher), passou a funcionar com emergência obstétrica, recebendo exclusivamente mulheres em trabalho de parto de baixo a médio risco. São 60 leitos destinados às parturientes, reforçando a retaguarda na Capital.

A medida integra o plano emergencial articulado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) após o incêndio no HGCC, ocorrido na quinta-feira (13). A SMS informou ainda que 40 leitos serão ativados no Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha da Messejana), para garantir fluxo regulado e evitar sobrecarga das demais unidades, enquanto a rede segue monitorando a demanda e ajustando os atendimentos diariamente.

Parceria federativa

Saudefor2

Elmano e Evandro se reuniram com representante do Ministério da Saúde na sexta, 14

Na sexta-feira (14), o prefeito Evandro e o governador Elmano de Freitas (PT) anunciaram um conjunto de ações para assegurar o acolhimento dos pacientes transferidos do César Cals. “Estamos ao lado da população para garantir que ninguém fique desassistido. Vamos disponibilizar 100 leitos, 60 no Hospital da Mulher e 40 no Gonzaguinha da Messejana, para assegurar um atendimento digno e seguro às nossas mulheres”, garantiu o prefeito.

O governador Elmano agradeceu o apoio da Prefeitura e do Governo Federal e destacou que o Estado está adotando medidas imediatas para ampliar a oferta de atendimento obstétrico, com a abertura de 285 leitos durante o período de reforma do César Cals. Entre eles, 185 no Hospital Universitário do Ceará (HUCE), incluindo estruturas para gravidez de alto risco.

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, representando o ministro Alexandre Padilha, acompanhou os anúncios. Ele reconheceu o trabalho das equipes que realizaram a evacuação do HGCC e anunciou o repasse de R$ 28 milhões para suportar a rede materno-infantil e obstétrica do Ceará. Também assegurou apoio integral do governo federal para a modernização e reabertura do Hospital César Cals.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder