SOLIDARIEDADE É O TEMA

Ceará Natal de Luz movimentará a capital cearense já a partir do próximo dia 27

Por Marcelo Cabral - Em 18/11/2025 às 7:02 PM

A nova Praça do Ferreira será o palco da cerimônia de abertura da 29ª edição do Ceará Natal de Luz, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza e pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social. Reconhecido como o maior evento natalino entre as capitais do Brasil, o festival inicia no próximo dia 27, às 17 horas, trazendo uma programação especialmente pensada para encantar públicos de todas as idades. Este ano, o tema ‘Solidariedade, a magia que faz o Natal brilhar’ propõe um retorno à essência do período, valorizando gestos de empatia, cuidado e amor ao próximo.

Maurício Filizola, Valdemir Rolim e Assis Cavalcante durante a cerimônia de lançamento oficial do Ceará Natal de Luz, realizada na sede da CDL de Fortaleza                                 Fotos: Robynson Alves/Portal IN

“Em 2025 celebraremos o Natal da solidariedade, sentimento enraizado nos corações do nosso povo, que já é conhecido nacional e internacionalmente por sua hospitalidade em receber bem os visitantes e acolher uns aos outros, principalmente, nos momentos em que mais precisam. É essa a mensagem que queremos partilhar este ano de forma que se torne uma ação permanente entre todos o ano inteiro”, afirma o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.

Abertura com múltiplos espetáculos

A programação tem início com a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, seguida pelo cerimonial conduzido pelo Grupo Blitz e pela Camerata Villa-Lobos. O público será guiado por uma experiência cênica e musical que celebra a cultura da cidade, com participações especiais do guitarrista Cesário Filho e do grupo Porta Voz.

Como tradição, será realizado o plantio simbólico da primeira muda, marcando o início da campanha de troca de garrafas PET por mudas de árvores – ação que integra o eixo sustentável do evento e que acontecerá nos postos de coleta espalhados pela cidade. A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) também fará a entrega do Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, reforçando o compromisso ambiental da iniciativa.

Um dos momentos mais aguardados da noite será a chegada inovadora do Papai Noel, apresentada em formato de espetáculo circense, com acrobacias, teatro e painéis de LED sincronizados. O bom velhinho receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Evandro Leitão, do presidente da CDL, Assis Cavalcante, e do presidente do Instituto CDL, Valdemir Rolim. A celebração segue com o acendimento da tradicional árvore de Natal, realizado pela equipe de mulheres eletricistas da Enel; a primeira apresentação do Coral da Luz nas janelas do Hotel Excelsior; além do show de encerramento com Jorge Vercillo.

Programação espalhada pela cidade

Coral da Luz encanta a todos com suas canções natalinas

A partir da abertura, diversas ações se estenderão por Fortaleza. O Coral da Luz fará apresentações em pontos estratégicos, enquanto o Caminhão Itinerante circulará pelas principais ruas e avenidas entre 18 e 20 horas, de quarta a domingo, levando música e poesia natalina ao público. Neste ano, o cortejo ganha o reforço das icônicas Kombis da Fábrica Fortaleza, formando uma verdadeira carreata temática.

Entre as atrações mais tradicionais do Ceará Natal de Luz estão as duas árvores gigantes instaladas nas praças do Ferreira e Portugal, com 25 e 36 metros de altura, respectivamente. Ambas prometem impressionar pela grandiosidade, iluminação e riqueza de cores. Já a Campanha pelo Verde, voltada à arborização e ao incentivo à coleta seletiva, deve trocar 150 mil mudas de espécies ornamentais e frutíferas por garrafas PET – reforçando o compromisso ambiental do evento.

Homenagem a Fausto Nilo

A 29ª edição do Ceará Natal de Luz presta tributo ao compositor, poeta e arquiteto cearense Fausto Nilo, autor de mais de 300 canções eternizadas por nomes como Fagner, Gal Costa, Ney Matogrosso e Caetano Veloso. Figura central do movimento Pessoal do Ceará na década de 1970, Fausto também deixou marcas profundas na arquitetura contemporânea da Capital, assinando projetos emblemáticos como o Centro Cultural Dragão do Mar e a revitalização de diversos espaços históricos da cidade.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business