EIXOS ESTRATÉGICOS
Comitiva da AJE Fortaleza visita as obras da Transnordestina e a Barragem de Jati
Por Marcelo Cabral - Em 27/11/2025 às 7:36 PM
A AJE Fortaleza promoveu uma agenda técnica destinada a acompanhar de perto dois dos mais relevantes empreendimentos para o desenvolvimento regional: o canteiro de obras da Transnordestina, em Salgueiro, e a Barragem de Jati, parte estruturante do Cinturão das Águas do Ceará. Ambos configuram eixos estratégicos para o avanço logístico, produtivo e hídrico do Nordeste.

Visita às obras da Transnordestina ampliará a capacidade logística regional Fotos: Divulgação
Ao longo da visita, a comitiva conferiu o andamento da construção da ferrovia, cuja operação está prevista para iniciar em fevereiro. Reconhecida como uma das principais rotas de escoamento da produção nacional, a Transnordestina conecta polos industriais ao Porto do Pecém, ampliando a competitividade e a capacidade logística de múltiplos setores econômicos.
A entidade registrou, ainda, agradecimento especial ao Grupo Marquise, que acompanhou a delegação durante visita. A presença do superintendente indicado pela companhia foi determinante para aprofundar o entendimento técnico do empreendimento, oferecendo esclarecimentos essenciais sobre a operação. A AJE Fortaleza destacou também a colaboração de José Carlos Pontes, cuja atuação foi decisiva para viabilizar o acesso e proporcionar uma imersão completa no projeto.
Garantir segurança hídrica
Os jovens empresários também estiveram na Barragem de Jati, infraestrutura responsável por receber as águas do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco. O equipamento é considerado um ponto nevrálgico do Cinturão das Águas, fortalecendo a segurança hídrica do Ceará e abrindo novas possibilidades de desenvolvimento para o interior do Estado.
A agenda foi estruturada por Aniele Pinzon, responsável pelas ações de intercâmbio da instituição, que coordenou um roteiro técnico voltado a oferecer uma visão abrangente dos projetos visitados. O coordenador-geral da AJE Fortaleza, Tiago Guimarães, também liderou a missão, reafirmando o compromisso da entidade com a formação estratégica de seus associados.
“Conhecer um pouco dos equipamentos que impulsionam ainda mais o nosso Estado é um dos principais focos da nossa associação. Sem dúvida, esse aprofundamento nos traz uma compreensão mais clara sobre como essas obras estruturantes transformam o presente e ampliam as perspectivas de futuro para o Ceará”, afirma Tiago Guimarães.

Comitiva da AJE também visitou a Barragem de Jati, que fortalece a segurança hídrica do Estado
Mais notícias
DO PIAUÍ AO CEARÁ




























