CONHECIMENTO ANCESTRAL

Quixadá: Secult encerra neste domingo o 17º Encontro de Mestres do Mundo

Por Marcelo Cabral - Em 30/11/2025 às 9:30 AM

O município de Quixadá será palco, neste domingo (30), do encerramento de um dos encontros mais valiosos para a cultura no Estado do Ceará, a 17ª edição do Encontro Mestres do Mundo, que conta com a presença de mais de 90 Mestras e Mestras, professores, pesquisadores, estudantes e a população em geral, todos tecendo saberes e promovendo a troca de experiências, fazendo florescer a riqueza das tradições no grande terreiro da vida cearense.

Diplomação dos novos Mestras e Mestres da Cultura do Ceará                                     Foto: Maria Haydêe

Um dos pontos altos do evento, iniciado na quinta-feira (27), foi a cerimônia conjunta da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece), na qual 12 Mestras e Mestres da Cultura receberam, respectivamente, os títulos de ‘Tesouro Vivo da Cultura e de Notório Saber’. “Precisamos ampliar cada vez mais os Mestras e Mestres da cultura que precisam ser titulados, ter dignidade na sua forma de viver, porque são eles que constroem o fundamento do que é ser cearense, do que é ser brasileiro e eu tenho muito orgulho de poder estar na secretaria ao longo desses três anos, acompanhando muito de perto a vida, o saber, o fazer, os terreiros, as casas, os museus, as escolas onde, todos os dias da vida de vocês, independente de qualquer coisa, estão lá”, disse a secretária Luísa Cela.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a titulação de Notório Saber é o momento em que diversos saberes se unem para construir um futuro melhor não apenas para o Ceará, mas também para o Brasil e o mundo. “É nesse conhecimento que a humanidade precisa se agarrar. E esse encontro da universidade, da ciência com este conhecimento espetacular, que é o conhecimento ancestral, é a chave para o nosso futuro e um futuro de justiça e de sustentabilidade” ressaltou.

Foram titulados os seguintes Mestras e Mestres da Cultura cearense: Dona Bia (Aracati – labirinto), Mestra Socorro (Baturité – dança), Cleide Costa (Aquiraz – renda de bilro), Mestra Mazé (Crato – reisado), Jorge Negrão (Fortaleza – capoeira), Dim Brinquedim (Camocim – artesão), Mestre Chico (Juazeiro do Norte – luthier), Lúcia Doceira (Assaré – doceira), Mestra Dinha (Nova Olinda – tecelagem e artesanato), Mestre Tarcísio (Juazeiro do Norte – reisado), Mestre Chico Emília (Quixadá – Reisado de Caretas) e José Lourenço (Juazeiro do Norte – xilogravura).

Com o tema ‘Florada de saberes: Arte, memória e transformação’, o 17º Encontro Mestres do Mundo é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secult, da Casa de Saberes Cego Aderaldo e Casa Antônio Conselheiro, em parceria com a Prefeitura de Quixadá e o Instituto Dragão do Mar. O evento é uma reunião dos mais variados saberes do território cearense, visando manter viva na mente de todos a relevância do conhecimento ancestral.

Mais notícias

Ver tudo de Notas