Economia Forte
Margareth Menezes abre hoje em Fortaleza maior feira de negócios criativos com foco na Ibero-América
Por Julia Fernandes Fraga - Em 03/12/2025 às 12:10 AM

Ministra da Cultura estará na abertura no Centro Dragão do Mar. Foto: Carlos Macedo/MinC
O Ministério da Cultura (MinC) realiza em Fortaleza, entre esta quarta-feira (3) e 7 de dezembro (domingo), a maior edição já organizada do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), com a região Ibero-América como convidada de honra.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará na Capital para o evento. Hoje, às 17h, ela participa de um encontro exclusivo para apresentar a programação completa do MICBR, que reúne iniciativas locais, nacionais e da Ibero-América. Já a abertura oficial para o público acontece em seguida, às 19h, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).
A ministra Margareth Menezes ressalta que “a cultura não só alimenta a alma, traz conhecimento, capacidade crítica e felicidade, como também gera emprego, renda e é imprescindível para o desenvolvimento do país“. Segunda ela, o setor movimenta cerca de R$ 230 bilhões e emprega 7,8 milhões de pessoas. “Por isso é necessário e urgente que a dimensão econômica da cultura seja definitivamente incorporada como eixo transversal de políticas públicas”, acrescenta.
Expectativa
O MICBR+Ibero-América 2025 registrou um crescimento expressivo, com 1.541 inscrições — aumento de 62,7% em relação à edição anterior. Serão 350 empreendedores selecionados, representando todos os estados do Brasil e o Distrito Federal, em 15 setores da economia criativa, como Artes Visuais, Audiovisual, Música, Gastronomia e Moda.
Em parceria com o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza, o MICBR ocupará um corredor cultural que vai do Teatro São José e Dragão do Mar até a Praia de Iracema, com uma programação gratuita e aberta ao público que inclui rodadas de negócios, formação, palestras, showcases, feira e apresentações artísticas.
O evento também se uniu ao Festival Elos, que ocorre de 4 a 7 de dezembro, visando ampliar o alcance e promover a união entre agentes de mercado e de criação, como na plataforma Elos Acelera.
O convidado de honra, a região Ibero-América, será representada por países do Programa Ibero-americano de Indústrias Criativas (PIICC), da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). A presença busca estreitar os laços de cooperação e integração, pilares estratégicos para o desenvolvimento compartilhado.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























