Serviço público

Gestão municipal de Fortaleza apresenta resultados da Saúde em 2025 e planos para ampliar atendimentos

Por Julia Fernandes Fraga - Em 04/12/2025 às 6:17 PM

Preffor1

Encontro reuniu os diretores das 11 unidades municipais mais a Santa Casa. Foto: Beatriz Boblitz/PMFor

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), participou nesta quinta-feira (4) de reunião com diretores dos 11 hospitais da rede municipal, incluindo a Santa Casa de Misericórdia Fortaleza, administrada temporariamente pela Prefeitura. Mediado pela secretária da Saúde, Riane Azevedo, o encontro apresentou resultados, desafios e propostas para melhorar os atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito relatou suas visitas aos 11 hospitais, onde constatou que, “mesmo com avanços, ainda há pontos de melhorias”. Ele informou que a gestão está “reformando sete unidades, garantindo insumos”, mas que “enxerga o gargalo em disponibilidade de profissionais e na parte de manutenção de estruturas e equipamentos”.

“Este primeiro ano de gestão foi marcado por muitas dívidas que precisavam ser pagas, mas em 2026 teremos mais capacidade de investimento para dar o salto de qualidade que a população fortalezense merece”, completou Evandro.

Planos para 2026

Entre os indicadores apresentados, a elevação da quantidade de exames (ressonância, tomografia) e de cirurgias foi o destaque. Riane Azevedo falou sobre os mutirões de exames e cirurgias realizados neste ano e indicou “perspectivas bem positivas para que em 2026 a população sinta a melhoria na qualidade dos nosso hospitais”.

A quantidade de pessoas internadas e o tempo médio de internação mantiveram-se altos e receberão atenção ainda maior no próximo ano. A secretária da Saúde destacou que “para fazer as reformas, temos que remodelar leitos em grandes hospitais, como o IJF, o Hospital da Mulher, Santa Casa, e isso gera um impacto nos fluxos das internações, mas estamos planejando medidas para gerar mais capacidade de internações e mais celeridade na desospitalização dos pacientes”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder