Ensino Superior
Maracanaú anuncia criação do primeiro centro universitário municipal do Ceará
Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/12/2025 às 11:07 AM

Prefeito Roberto Pessoa compartilhou a novidade na última semana. Foto: Fernando Brito/Ascom CEE
O Ceará passará a contar com o primeiro centro universitário municipal do Estado e o segundo do Nordeste brasileiro.
O Centro Universitário de Educação, Ciências e Tecnologia (Ceumar) – anunciado pelo prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União), durante visita ao Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), na última quinta-feira (18) – funcionará no município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com início das atividades previsto para o primeiro semestre de 2026.
Durante a visita do gestor maracanauense ocorreu a entrega da documentação necessária para o processo de credenciamento do Ceumar. Roberto Pessoa esteve acompanhado dos futuros reitor e vice-reitor, os professores José Marcelo Farias Lima e Júlio César da Costa, respectivamente.
Pessoa destacou a satisfação em visitar o CEE, que completou 76 anos de funcionamento em 2025, e agradeceu a receptividade da direção. Segundo ele, a criação do Ceumar pretende ampliar o acesso à educação superior e fomentar a formação de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado de trabalho e da sociedade, representando um avanço na política educacional do município.
Funcionamento
O Ceumar deverá iniciar suas atividades com quatro cursos de graduação, totalizando 280 vagas. Serão ofertadas 70 vagas por curso, distribuídas entre os turnos da tarde e da noite, nas graduações em Pedagogia, Serviço Social, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Design de Moda. Os cursos foram definidos após audiência pública, em conformidade com as demandas do mercado de trabalho em Maracanaú, mas a previsão é de que novas graduações sejam incluídas nos próximos anos.
Constituído como Fundação de Direito Público, o Ceumar ministrará ensino superior gratuito em nível de graduação, além de cursos de pós-graduação. A instituição também oferecerá programas de extensão e desenvolverá pesquisas com foco no desenvolvimento local e regional sustentável.
Para a presidente do CEE, profª. Ada Pimentael, “o momento é histórico”.
“É a primeira vez que o CEE está recebendo os documentos necessários para o credenciamento e reconhecimento de cursos por parte de uma instituição de ensino superior municipal no Ceará […]. É uma alegria observar o nascimento de mais uma instituição que vai capacitar tantos jovens que estarão concluindo a educação básica e anseiam adentrar na educação superior. Esperamos que os jovens de Maracanaú e circunvizinhança aproveitem essa grande oportunidade de ensino superior gratuito e de qualidade”, celebrou a presidente.
Mais notícias
Por Pharrell Williams




























