Projeto Everest

Casa dos Ventos investirá R$ 94 milhões para desenvolver a torre eólica mais alta do Brasil

Por Marlyana Lima - Em 19/12/2025 às 10:08 PM

Another Step Forward Together! 🌱⚡casa Dos Ventos + Vestas Will Deliver The 828 Mw Dom Inocêncio

Além do Projeto Everest, a  Casa dos Ventos está desenvolvendo o complexo eólico Dom Inocêncio, em parceria com a Vestas – Foto: Reprodução / Instagram

Projeto Everest: o nome faz justiça ao gigantismo da nova empreitada da Casa dos Ventos. Referência em energia eólica no Brasil, a empresa cearense investirá cerca de R$ 94 milhões na construção da torre eólica mais alta já projetada em território nacional, consolidando o protagonismo brasileiro na inovação do setor. A iniciativa busca construir um protótipo para testar um modelo mais eficiente que poderá redefinir a escala da geração de energia renovável no país. A informação foi divulgada nessa sexta-feira (19) à noite pela Forbes Brasil.

Com 166 metros de altura e 257 metros do solo até a ponta da pá, o protótipo promete marcar um novo patamar para a engenharia eólica. Desenvolvido em parceria com a Goldwind, fornecedora das turbinas, e com a Cortez Engenharia, responsável pela execução da obra, o projeto conta ainda com apoio da Finep, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, reforçando a conexão entre inovação, política industrial e transição energética.

Em um cenário de crescente demanda por eficiência energética, redução de emissões e maior integração das fontes renováveis ao sistema elétrico, o Projeto Everest posiciona a Casa dos Ventos, comandada pelo empresário Mário Araripe na vanguarda da transição energética brasileira. Mais do que um protótipo, a iniciativa sinaliza um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico capaz de transformar a infraestrutura eólica do país e ampliar sua relevância no mapa global da energia limpa.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business