Administração Pública

Gestão federal nomeia 249 aprovados em concursos para a Polícia Federal e o MCTI

Por Julia Fernandes Fraga - Em 22/12/2025 às 3:18 PM

Pf1

Para a PF, foram nomeados 192 candidatos entre nível superior e intermediário; e para o MCTI, 57. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou a nomeação de 192 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Federal (PF) e de 57 para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As autorizações constam nas portarias nº 11.342 e nº 11.343, publicadas nesta segunda-feira (22) no Diário Oficial da União.

Quadro da PF

As nomeações para a Polícia Federal incluem 92 vagas de nível superior para os cargos de administrador; assistente social; contador; enfermeiro; estatístico; farmacêutico; médico clínico; médico ortopedista; médico psiquiatra; nutricionista; psicólogo clínico; psicólogo organizacional; técnico em assuntos educacionais; técnico em comunicação social. 

Para o nível intermediário, foram autorizadas 100 vagas para o cargo de agente administrativo.

Segundo o MGI, o ingresso de novos servidores reforçará a capacidade administrativa e técnica da PF, contribuindo para “maior eficiência no suporte às ações de investigação, inteligência e combate ao crime organizado”. 

Quadro do MCTI

No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as autorizações contemplam os cargos de pesquisador e tecnologista, ambos de nível superior, distribuídos em 19 vagas para o Instituto Nacional do Semiárido (INSA); 29 vagas para o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG); e nove vagas para o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP). 

De acordo com o MGI, “com a autorização, as unidades de pesquisa do MCTI fortalecerão suas capacidades científicas e tecnológicas, ampliando a produção de conhecimento, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de soluções voltadas aos desafios regionais e nacionais. O reforço no quadro de pesquisadores e tecnologistas contribuirá para o avanço das atividades nas áreas de biodiversidade, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder