BOLSA DE VALORES
Ibovespa recua, mas mantém nível de 160 mil pontos
Por Redação - Em 29/12/2025 às 10:05 PM

No acumulado de 2025, o Ibovespa avança 33,4%, caminhando para o melhor desempenho anual desde 2016
O Ibovespa interrompeu a sequência de altas e encerrou a segunda-feira (29) em leve queda, ainda sustentando a marca dos 160 mil pontos pelo terceiro pregão consecutivo. O principal índice da B3 fechou aos 160.490 pontos, com recuo de 0,25%, em um dia marcado por volume financeiro reduzido, típico do período de fim de ano.
Mesmo com o desempenho positivo das ações da Petrobras, impulsionadas pela alta do petróleo no mercado internacional, o índice foi pressionado pela queda dos papéis da Vale, que recuaram em movimento de realização de lucros após forte valorização recente.
O setor financeiro, de maior peso no índice, também apresentou desempenho majoritariamente negativo, com baixas entre os principais bancos, o que contribuiu para limitar o avanço do mercado.
Entre as maiores altas do dia estiveram Brava, Pão de Açúcar e CVC. Já na ponta oposta, Cogna, CSN e Santander registraram as perdas mais expressivas.
No acumulado de 2025, o Ibovespa avança 33,4%, caminhando para o melhor desempenho anual desde 2016. Para analistas, o nível atual do índice ainda embute uma expectativa conservadora de crescimento de lucros para 2026, o que pode abrir espaço para revisões positivas.
No curto prazo, investidores acompanham os desdobramentos envolvendo o Banco Master, após o Supremo Tribunal Federal determinar uma acareação entre representantes da instituição e do Banco Central, fato que adiciona cautela ao mercado financeiro.
Mais notícias
Movimentação política






























