AUTONOMIA E PROTAGONISMO
Fortaleza adere ao Programa Ceará por Elas de políticas voltadas às mulheres
Por Marcelo Cabral - Em 09/01/2026 às 3:23 PM
Fortaleza formalizou sua adesão ao Programa Ceará por Elas, ampliando a articulação institucional voltada à proteção, ao protagonismo e à autonomia das mulheres. O termo foi assinado no Paço Municipal pela prefeita em exercício Gabriella Aguiar, pela secretária das Mulheres do Estado Lia Ferreira Gomes e pela secretária das Mulheres de Fortaleza Fátima Bandeira.

Lia Gomes, Gabriella Aguiar e Fátima Bandeira assinaram o ato de adesão Foto: Kiko Silva/PMF
A iniciativa fortalece a expansão do pacto no município e se integra às ações do Programa FORtaleCE, que reúne esforços conjuntos entre Prefeitura e Governo do Estado. Para Gabriella Aguiar, a adesão reafirma o compromisso da capital cearense com políticas públicas estruturantes. O programa estabelece cooperação entre os entes para garantir direitos e consolidar uma rede eficaz de enfrentamento à violência de gênero, alinhada a diretrizes internacionais como o ODS 5 da Organização das Nações Unidas (ONU) e à legislação nacional.
“O Governo do Estado tem desenvolvido um trabalho sério e consistente, estruturado nos eixos da mulher segura, do empoderamento feminino e da autonomia econômica. E a Capital precisa dar esse exemplo. Desde a criação da Secretaria Municipal das Mulheres, pelo prefeito Evandro Leitão, avançamos com ações concretas e parcerias estratégicas. Trabalhar de forma integrada com o Estado potencializa resultados, como já acontece na saúde, na educação e na assistência, e fortalece, ainda mais, as políticas públicas para as mulheres”, afirma Gabriella.
Experiências consolidadas
Segundo Lia Ferreira Gomes, a assinatura formaliza uma parceria já em curso desde o início de 2025.
“Fortaleza tem uma experiência consolidada em iniciativas como a das Patrulhas Maria da Penha e da Guarda Municipal, que passarão a contribuir com a formação das equipes que vão atuar no interior do Estado. Essa união de forças com a Prefeitura fortalece a construção de uma política pública mais sólida e integrada. O Programa Ceará por Elas olha a mulher em sua integralidade, não apenas pelo enfrentamento à violência, mas também pela empregabilidade, pelo empreendedorismo e pela prevenção, com ações de formação e conscientização”, ressalta.
“O município já cumpria todas as contrapartidas do pacto, com atendimento às mulheres em situação de violência, fortalecimento do Conselho Municipal e articulação da rede de proteção. Agora, com o termo assinado, avançamos ainda mais, ampliando o apoio em infraestrutura e equipamentos e fortalecendo a capacidade dos nossos serviços, para garantir políticas públicas mais estruturadas e efetivas para as mulheres de Fortaleza”, explica Fátima Bandeira
A execução local será organizada em três eixos – Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora – com governança da Secretaria das Mulheres do Estado e acompanhamento por comissão mista. O acordo tem vigência inicial até 31 de dezembro de 2026, com possibilidade de prorrogação, conforme a necessidade das políticas implementadas.
Mais notícias
Energia pura

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























