Missão Oficial
Luiz Gastão representa Câmara dos Deputados durante celebrações do bicentenário Brasil–Santa Sé no Vaticano
Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/01/2026 às 3:10 PM

O parlamentar pretende discutir também a canonização de Padre Cícero. Foto: Divulgação
O deputado federal Luiz Gastão (PSD-CE), presidente da Frente Parlamentar Católica, segue nesta terça-feira (20) para Roma, na Itália, em missão oficial no Vaticano para marcar os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé. A viagem, segundo a FPC, reforça o compromisso com valores que orientam a atuação pública guiada pela doutrina social da Igreja.
Agendas
A programação prevê audiência com o Santo Padre, Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro, além da participação em missa presidida pelo cardeal Pietro Parolin em homenagem à data histórica.
Durante o encontro com o Papa, Gastão entregará as cartas-convite enviadas pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pela Frente Parlamentar Católica para a sessão solene que celebrará os 200 anos da relação, prevista para março, no Plenário Ulysses Guimarães.
O parlamentar cearense também pretende tratar com Leão XIV sobre a canonização do padre Cícero.
Relação bicentenária
As relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé começaram em 1826, pouco após a Independência do país, e consolidaram uma parceria histórica baseada no diálogo e na cooperação. Ao longo de dois séculos, essa vinculação contribuiu para a mediação institucional, o fortalecimento da liberdade religiosa e o incentivo a iniciativas em defesa da paz, da justiça social e da dignidade humana.
Ver essa foto no Instagram
Mais notícias
Folia Cósmica




























