Coalizão CIIAR Brasil

Fortaleza se destaca em seleção nacional para projetos públicos com inteligência artificial

Por Julia Fernandes Fraga - Em 28/01/2026 às 12:32 AM

Pmfor

Gestão está investindo em inovação. Foto: PMFor

Fortaleza está entre as dez cidades escolhidas para integrar a Coalizão de Cidades para a Inteligência Artificial no Brasil (CIIAR Brasil), iniciativa que promove o uso ético e responsável de IA para melhorar serviços públicos. Os critérios consideraram maturidade em transformação digital, equipes técnicas locais e compromisso político com inovação. 

A seleção – divulgada nessa segunda-feira (26) – é feita pela Rede de Inovação Local (RIL) e pelo BID Lab após chamada pública que recebeu 46 candidaturas. Junto a Fortaleza estão Belém, Florianópolis, Guarujá, João Pessoa, Maringá, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Teresina. Em 2026, as cidades selecionadas participarão de capacitações, intercâmbios e acompanhamento técnico para desenvolver soluções e implementar pilotos em IA.

A CIIAR Brasil integra a estratégia regional do GovTech Connect, impulsionado pelo BID Lab e executado pela RIL, reunindo cidades da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai que promovem inovação pública baseada em colaboração.

Campanha

A Capital cearense concorreu com dois projetos da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) e da Fundação de Ciência Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) voltados à modernização tributária.

Um deles usa modelos digitais para calcular valores de mercado de imóveis e aprimorar ITBI e IPTU, tornando a cobrança mais ágil e precisa. O outro identifica risco de inadimplência no IPTU a partir da análise de perfis de contribuintes, permitindo ações de cobrança mais eficientes. Ambos integram dados diversos, seguem governança e já apresentam ganhos operacionais.

A secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município, Silvia Correia, afirma que “desde o início, têm-se adotado medidas e estratégias que visam fortalecer o controle e a promoção da inovação, com a implementação de modelos de governança que realmente garantam eficiência e eficácia na gestão pública, e que as ações dessas iniciativas possibilitem benefícios diretamente para a população”.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder