APONTA FGV
Confiança do comércio avança para 91,3 pontos em janeiro
Por Redação - Em 29/01/2026 às 1:00 PM

O componente que mede as perspectivas de vendas nos próximos três meses apresentou forte alta, atingindo 97,9 pontos FOTO: Freepik
O Índice de Confiança do Comércio (Icom) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu de 88,3 para 91,3 pontos na passagem de dezembro para janeiro, um avanço de 3 pontos, segundo dados dessazonalizados divulgados nesta quinta-feira.
O resultado indica melhora no sentimento do setor no início de 2026, embora o nível continue abaixo dos 100 pontos, limiar que separa confiança de pessimismo entre os empresários.
Na mesma leitura, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu para 89,5 pontos e o Índice de Expectativas (IE-COM) alcançou 93,7 pontos, refletindo avaliações mais favoráveis sobre o futuro recente do setor.
Dentro das expectativas, o componente que mede as perspectivas de vendas nos próximos três meses apresentou forte alta, atingindo 97,9 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020.
Cinco dos seis principais segmentos do comércio registraram melhora na confiança em janeiro, segundo a FGV.
Especialistas do Ibre/FGV destacam que o crescimento do índice foi puxado principalmente pelas expectativas de desempenho futuro, mesmo com o ambiente econômico ainda desafiador devido a taxas de juros elevadas e alto endividamento das famílias.
Mais notícias
DADOS DO CAGED

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)




























