Até Abril

Expectativa de retorno de deputados federais licenciados movimenta bancada do Ceará

Por Julia Fernandes Fraga - Em 29/01/2026 às 11:35 AM

Plenário Da Câmara Federal Foto Kayo Magalhães

Calendário eleitoral exige volta para candidatos. Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A bancada de deputados federais cearenses em breve deve passar por alterações com o retorno de Eduardo Bismarck (PDT), Idilvan Alencar (PDT), Yury do Paredão (MDB) e Fernanda Pessoa (União Brasil), atualmente licenciados.

Os parlamentares citados têm evitado detalhar os próximos passos ou decisões relacionadas à janela partidária, porém, em alinhamento ao calendário da desincompatibilização eleitoral, as voltas precisam ocorrer entre março e abril.

Com a retomada dos mandatos, os suplentes Enfermeira Ana Paula (Podemos), Leônidas Cristino (PDT), Gorete Pereira (MDB) e Vanderlan Alves (União) saem de cena.

Motivações

Eduardo Bismarck e Idilvan Alencar, ambos filiados ao PDT, se licenciaram em janeiro de 2025 para assumir, respectivamente, a Secretaria do Turismo do Ceará e a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza.

Yury do Paredão se afastou em dezembro com retorno já previsto para 30 de abril. De acordo com o deputado, a licença foi planejada para acompanhar ações no interior do Estado e fiscalizar a aplicação de emendas parlamentares.

Fernanda Pessoa, por fim, licenciou-se por 120 dias – com início em dezembro – para tratar de interesses particulares e questões de saúde, retornando também em abril.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder