na escóssia

Destilaria de 1897 dará origem ao primeiro resort dedicado ao uísque

Por Redação - Em 16/02/2026 às 1:00 PM

Exterior Do Coleburn Distillery, Speyside. Primeiro Resort Do Mundo Dedicado Ao Uísque Foto Divulgação Paul Heartfield

O projeto será inaugurado em fases. O restaurante está previsto para abrir em 2026, enquanto a conclusão do hotel está programada para 2027 FOTO: Divulgação/Paul Heartfield

Um projeto singular em Speyside, coração da produção de uísque escocês, está sendo desenvolvido para transformar uma destilaria histórica em um complexo turístico e gastronômico totalmente dedicado ao destilado. A antiga destilaria Coleburn, fechada desde 1985, será revitalizada para abrigar o que promete ser o primeiro resort do mundo 100% focado em uísque.

A iniciativa une tradição e hospitalidade. Além de retomar a produção de uísque, o empreendimento incluirá um hotel boutique cinco estrelas, um restaurante de alta gastronomia e espaços de degustação, todos conectados à experiência do destilado.

O projeto será inaugurado em fases. O restaurante está previsto para abrir em 2026, enquanto a conclusão do hotel está programada para 2027. Quando plenamente em funcionamento, o resort deverá produzir até 1 milhão de litros de uísque por ano nas instalações restauradas.

História e design

Fundada em 1897 e projetada pelo arquiteto escocês Charles Doig, a destilaria foi adquirida em 2004 pelos irmãos Dale e Mark Winchester, que mantiveram o local como centro de armazenamento e envase de barris até o início da revitalização.

O plano de transformação conta com a participação de especialistas renomados, como o ex-mestre destilador da Benromach, Keith Cruickshank, e o escritório de arquitetura Organic Architects, conhecido por projetos sustentáveis.

Experiência para visitantes

Os visitantes poderão explorar a história do uísque, participar de degustações especializadas, conhecer detalhes da produção e desfrutar de hospitalidade premium em um ambiente que integra hotelaria, gastronomia e cultura local.

Enquanto o novo resort não abre suas portas, viajantes interessados pela região de Speyside podem se hospedar em opções tradicionais de alto padrão, como o Craigellachie Hotel, com seus mais de 700 rótulos de single malts no bar local, ou nas diversas pousadas e hotéis próximos.

O projeto marca um novo capítulo no turismo de luxo ligado à cultura do uísque, combinando história centenária com tendências contemporâneas de hospedagem boutique e experiências sensoriais únicas na Escócia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business