PLANEJAMENTO FINANCEIRO

IBEF-CE debate governança e acesso ao mercado de capitais em evento seleto

Por Marcelo Cabral - Em 12/03/2026 às 2:50 PM

Um grupo de executivos e empresários cearenses se reuniu nesta quarta-feira (11), no tradicional Almoço de Associados promovido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Ceará (IBEF-CE). Realizado no Restaurante Santa Grelha, o encontro contou com a parceria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e da Caixa Econômica Federal, para discutir como decisões estratégicas e estruturas sólidas de governança podem abrir caminho para que empresas ampliem seu acesso ao mercado de capitais.

José Luís Prado, Renata Paula, Renato Aguiar e Alan Lutife no Santa Grelha                    Foto: Divulgação

A programação trouxe como destaque o estudo de caso da Itaueira Agropecuária, companhia cearense que recentemente protagonizou uma operação financeira considerada referência no mercado. A iniciativa ganhou projeção nacional ao ser reconhecida na B3, com direito ao simbólico toque da campainha realizado em janeiro deste ano – gesto tradicional que celebra operações de destaque no ambiente da bolsa brasileira.

Durante o debate, a experiência da empresa foi apresentada como exemplo prático de como planejamento financeiro estruturado, governança corporativa consistente e organização de dados podem ampliar as possibilidades de captação de recursos no mercado de capitais no Brasil.

Protagonista no Nordeste

Para Alan Lutife, o Ceará já demonstra protagonismo regional no acesso a instrumentos de dívida, mas ainda possui amplo espaço para avançar. Segundo ele, o Estado lidera o Nordeste em emissão de dívidas, com cerca de 15% de participação. No entanto, quando se observam instrumentos específicos, como debêntures, esse percentual ainda gira em torno de 0,4%, apesar de o Ceará representar mais de 2,5% do PIB nacional – um indicador que revela um significativo potencial de crescimento.

“A proposta desse encontro foi incentivar empresários cearenses a conhecerem alternativas de financiamento mais sofisticadas, adequadas às necessidades de crescimento das empresas. Ao ampliar o acesso a instrumentos do mercado de capitais, o Ceará pode fortalecer sua competitividade e aumentar sua participação no cenário econômico nacional”, destacou Lutife.

O painel contou ainda com a participação de José Luís Prado e teve mediação de Renata Paula Santiago. Além do conteúdo técnico, o encontro também funcionou como espaço privilegiado de networking entre executivos e lideranças empresariais, reforçando o papel das entidades na promoção de debates estratégicos voltados ao desenvolvimento econômico do Ceará e ao fortalecimento da governança corporativa no ambiente empresarial.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business