TENSÃO GLOBAL

Escalada no Oriente Médio intensifica ataques e amplia risco geopolítico internacional

Por Suzete Nocrato - Em 17/03/2026 às 3:51 PM

Afp 20260309 A2gt6db V2 Highres Topshotlebanoniranisraeluswar

No 18º dia do conflito, ataques se intensificam e atingem diversos países do Oriente Médio. Foto: Ibrahim Amro/AFP)

A guerra no Oriente Médio entre Israel, Estados Unidos e Irã chegou ao 18º dia nesta terça-feira, 17/3, marcada por uma intensificação dos confrontos e pela morte de altos dirigentes iranianos em um ataque israelense, além de novos bombardeios em Teerã e Beirute. O cenário evidencia uma escalada do conflito com repercussões globais, ampliando a instabilidade em uma das regiões mais sensíveis do ponto de vista geopolítico.

Em Bagdá, capital do Iraque, ao menos quatro pessoas morreram após um ataque com mísseis contra uma residência na madrugada desta terça-feira, no horário local. Segundo um funcionário iraquiano, as informações iniciais indicam que o alvo eram assessores iranianos que atuam junto a grupos alinhados a Teerã. A casa atingida está localizada no bairro nobre de Jadriya, reforçando o caráter estratégico e simbólico da ofensiva.

A capital iraquiana também foi palco de ataques diretos contra a embaixada dos Estados Unidos, atingida duas vezes em poucas horas entre segunda-feira, 16, e terça-feira. Um jornalista da AFP relatou que a defesa aérea interceptou um projétil, enquanto um drone conseguiu cair dentro do complexo diplomático. O episódio eleva o nível de tensão envolvendo instalações internacionais na região.

Ainda na noite de segunda-feira, 16/3, um drone atingiu um hotel de luxo na Zona Verde de Bagdá — área altamente protegida que concentra representações diplomáticas e instituições internacionais —, provocando um incêndio no telhado do hotel Al Rasheed, sem registro de feridos. A sequência de ataques ocorreu após o grupo armado pró-Irã Brigadas do Hezbollah anunciar a “morte como mártir” de seu “responsável de segurança”, sinalizando possíveis desdobramentos no já delicado equilíbrio regional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder