segurança hídrica

Obras de duplicação do Eixão das Águas atingem 60% de execução

Por REDAÇÃO - Em 17/04/2026 às 10:02 AM

Eixão das Águas

A duplicação do Eixão das Águas amplia a capacidade de abastecimento e fortalece o desenvolvimento econômico das regiões atendidas — Foto: divulgação

As obras de duplicação do Eixão das Águas, projeto estratégico para o abastecimento no Ceará, avançaram para 60% de execução e entram em uma fase decisiva para ampliar a capacidade de envio de água do Açude Castanhão a Fortaleza, em um movimento que reforça a segurança hídrica da capital e sustenta o crescimento econômico das regiões atendidas.

O projeto prevê a duplicação da vazão de água transportada do Açude Castanhão, passando de 11 m³/s para 22 m³/s, um avanço estratégico diante do crescimento urbano e das demandas produtivas no Estado. A intervenção é considerada uma das mais relevantes da política de recursos hídricos do Ceará.

Secertario

O secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, acompanhou a vistoria das obras em Jaguaribara — Foto: divulgação

Durante visita técnica ao município de Jaguaribara, o secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, acompanhou o andamento dos trabalhos, incluindo a instalação de novas bombas e inversores de frequência, equipamentos que serão essenciais para garantir maior eficiência operacional ao sistema. “Essa é uma iniciativa muito importante pro Estado porque vai permitir que a gente atenda a demanda de Fortaleza, como também as demandas de produção ao longo do Eixão. O andamento das obras está muito satisfatório”, destacou o secretário.

A expectativa é de que a obra seja concluída até dezembro, quando o sistema passará a operar com capacidade ampliada, consolidando um novo patamar de segurança hídrica no Ceará e sustentando o desenvolvimento regional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business