AVIAÇÃO
Guarulhos lidera ranking dos aeroportos mais movimentados da América Latina em 2025
Por REDAÇÃO - Em 07/05/2026 às 5:00 PM

Guarulhos manteve a liderança entre os aeroportos mais movimentados da América Latina e Caribe em 2025 — Foto: arquivo/Portal IN
Os principais aeroportos da América Latina e do Caribe registraram crescimento no fluxo de passageiros em 2025, impulsionados pela retomada da demanda doméstica, expansão da conectividade internacional e avanço dos investimentos em infraestrutura aeroportuária e turismo.
Segundo dados preliminares do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e do Caribe (ACI-LAC), os dez aeroportos mais movimentados da região somaram mais de 790 milhões de passageiros ao longo do ano, alta de 3,8% em relação a 2024.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, liderou o ranking regional com mais de 47,1 milhões de passageiros transportados. Na sequência aparecem o Aeroporto El Dorado, em Bogotá, com mais de 45,4 milhões, e o Aeroporto Internacional da Cidade do México, que movimentou mais de 44,6 milhões de passageiros.
No Brasil, o destaque ficou para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, que registrou crescimento de 23,5% no fluxo de passageiros entre 2024 e 2025, alcançando 17,9 milhões de viajantes.
Expansão aérea
De acordo com Rafael Echevarne, diretor-geral da ACI-LAC, o desempenho dos principais aeroportos da região reflete a recuperação consistente do setor aéreo e o fortalecimento das conexões internacionais. Segundo ele, os investimentos em infraestrutura e o avanço do turismo têm contribuído diretamente para a expansão da atividade aeroportuária.
No segmento internacional, os dez principais aeroportos da região movimentaram cerca de 134 milhões de passageiros, avanço de 3,69% na comparação anual. O Aeroporto Internacional de Tocumén, no Panamá, apresentou crescimento de 8,28%, seguido por Guarulhos, com alta de 6,95%.
O transporte de cargas também apresentou expansão. O volume de carga aérea cresceu aproximadamente 1,7%, superando 3,8 milhões de toneladas métricas. O Aeroporto El Dorado concentrou a maior movimentação de cargas da região, enquanto o Aeroporto Jorge Chávez, em Lima, registrou aumento expressivo de 16,68%, seguido por Tocumén, com crescimento de 14,65%.
Já os movimentos de aeronaves ultrapassaram 2,2 milhões em 2025, avanço de 0,4% frente ao ano anterior. El Dorado liderou o número de operações aéreas, enquanto Tocumén apresentou o maior ritmo de crescimento entre os principais hubs da região.
Mais notícias
IN Washington

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)
























