expansão industrial
Quixeramobim receberá fábrica de R$ 220 milhões para produção de peças automotivas à base de magnésio
Por Marlyana Lima - Em 20/05/2026 às 7:48 PM

Porto seco de Quixeramobim poderá facilitar o escoamento da produção – Foto: Divulgação
Quixeramobim, no interior do Ceará, deve entrar definitivamente no mapa da nova indústria automotiva brasileira. O município cearense foi escolhido para receber a primeira fábrica do país especializada na produção de peças automotivas à base de magnésio, material utilizado para reduzir o peso de componentes de carros e motos.
O empreendimento será instalado pela empresa Magnésio do Nordeste, com investimento estimado em R$ 220 milhões e previsão de geração de mais de 300 empregos diretos. As obras devem começar em junho deste ano.
A produção será voltada inicialmente ao mercado nacional e utilizará peças fabricadas a partir de magnésio polímero — combinação entre o mineral e compostos plásticos utilizada pela indústria automotiva para ampliar eficiência, desempenho e redução de peso dos veículos.
Apesar do nome do projeto, a matéria-prima não será extraída no Ceará. O magnésio será importado e transformado localmente em componentes industriais.
A negociação para instalação da unidade ocorre há cerca de dois anos e antecede o anúncio do porto seco de Quixeramobim, estrutura logística conectada à Ferrovia Transnordestina. O projeto será executado em etapas e ocupará inicialmente uma área de 18 hectares nas proximidades da sede da cidade.
O avanço industrial se conecta diretamente à futura Zona de Processamento de Exportação (ZPE) prevista para a região. De acordo com o secretário, existe a possibilidade de a companhia migrar futuramente parte da operação para o entorno da área industrial ligada à ZPE, ampliando potencial de exportação das peças produzidas.
Mais notícias
glamour clássico

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)

























