Sucessão estadual
Além da fotografia, Ciro Gomes usa Maracanaú para reforçar discurso da pré-campanha
Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/06/2026 às 10:54 AM

Ciro chegou ao São João de Maracanaú acompanhado de figuras como Roberto Cláudio, Capitão Wagner e o irmão Lúcio Gomes. Fotos: Reprodução/Instagram
A passagem de Ciro Gomes (PSDB) pelo São João de Maracanaú, no último fim de semana, acabou produzindo mais repercussão pelas imagens ao lado do prefeito Roberto Pessoa (União) do que pelo conteúdo político de sua agenda. No entanto, uma análise mais atenta do episódio sugere que o principal fato talvez não tenha sido o reencontro entre antigos adversários, mas a escolha do território.
Ao incluir Maracanaú em sua agenda de pré-campanha, o ex-governador voltou a um dos municípios mais estratégicos do Ceará. Além de ser um dos maiores colégios eleitorais do Estado, a cidade concentra temas que vêm ocupando espaço central no discurso de Ciro: segurança pública, violência urbana, desenvolvimento econômico, indústria e os desafios da Região Metropolitana de Fortaleza.
Os palcos da pré-campanha
Nas últimas semanas, grandes manifestações populares do Ceará passaram a desempenhar um papel que vai além do aspecto cultural. Romarias, vaquejadas, exposições agropecuárias e festas juninas transformaram-se em espaços privilegiados de contato com o eleitorado e de demonstração de força política.
O São João de Maracanaú se encaixa perfeitamente nesse contexto. Consolidado entre os maiores eventos populares do Nordeste, o festejo reúne milhares de pessoas e oferece uma vitrine difícil de ignorar para lideranças que pretendem disputar cargos majoritários.
Não por acaso, políticos de diferentes campos têm marcado presença em eventos desse tipo, antecipando movimentos que tradicionalmente acontecem nos períodos eleitorais.
Mais do que uma fotografia
A recepção oferecida por Roberto Pessoa acabou dominando o noticiário político. O gesto chamou atenção porque ambos carregam um histórico de divergências que atravessa décadas da política cearense.
Durante a visita, porém, Ciro tratou o episódio em tom de reconciliação pessoal. Reconheceu os conflitos do passado, admitiu excessos de ambos os lados e definiu o prefeito como um “amigo antigo”.
A repercussão levou setores políticos a especularem sobre uma eventual reaproximação eleitoral. Até o momento, entretanto, os principais sinais apontam para a manutenção do posicionamento político do grupo liderado por Roberto Pessoa.
A deputada federal Fernanda Pessoa (PSD) e filha de Roberto declarou, após o encontro, que cordialidade não significa apoio eleitoral. A observação ganha relevância porque parte da família migrou recentemente para o PSD, legenda alinhada ao projeto de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).
A reação de Elmano
Se havia expectativa de desconforto no Palácio da Abolição, ela não se confirmou. Questionado sobre o encontro, Elmano preferiu destacar a postura de Roberto Pessoa. O governador elogiou o prefeito, ressaltou sua cordialidade e classificou a atitude como exemplo de “política com P maiúsculo”.
A manifestação teve efeito político imediato: reduziu o espaço para interpretações sobre uma eventual crise entre o prefeito de Maracanaú e a base governista. Mais do que isso, sinalizou confiança de que o gesto não altera, pelo menos neste momento, a configuração das alianças que sustentam o governo estadual.
O significado de Maracanaú
Curiosamente, a fala mais política de Ciro durante a visita não tratou de alianças nem de articulações partidárias. Ao comentar a realidade do município, o ex-governador voltou a enfatizar a questão da segurança pública e citou Maracanaú, Maranguape e Caucaia como cidades fortemente impactadas pela violência. Também prometeu prioridade a esses territórios caso volte a governar o Estado.
A declaração ajuda a compreender por que a agenda foi realizada justamente ali.
Acima de uma fotografia entre antigos adversários, Maracanaú representa um dos territórios onde a oposição pretende disputar a narrativa eleitoral de 2026. Trata-se de uma região que concentra população, atividade econômica e alguns dos problemas estaduais mais sensíveis.
Nesse sentido, a passagem de Ciro pelo município parece dizer menos sobre uma possível mudança de alianças e mais sobre os temas e os espaços que deverão ocupar o centro da disputa pelo Governo do Ceará.
A fotografia com Roberto Pessoa gerou manchetes. No entanto, para além dela, o episódio revelou que a Região Metropolitana de Fortaleza já começou a se consolidar como um dos principais campos de batalha da sucessão estadual.
- Ciro Gomes e Roberto Pessoa
- Ciro Gomes no São João de Maracanaú 2026
- Ciro Gomes no São João de Maracanaú 2026
- Ciro Gomes no São João de Maracanaú 2026
- Ciro Gomes no São João de Maracanaú 2026
Mais notícias
IBGE

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)






























