INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA
Transnordestina avança no CE e inaugura dois trechos com a presença de Lula
Por Marcelo Cabral - Em 29/06/2026 às 7:08 PM
As obras da Ferrovia Transnordestina entram em nova fase no Ceará nesta quinta-feira (2), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração de dois trechos da ferrovia e do lançamento de outra frente de serviço. Será um marco para aquele que é considerado um dos mais importantes projetos de infraestrutura logística em execução na América do Sul e reforça a expectativa de transformação da matriz de transporte de cargas no Nordeste.

Ferrovia Transnordestina segue em ritmo acelerado pelo interior do Ceará Foto: Divulgação
Durante a agenda, serão entregues os lotes 4 e 5 da ferrovia, que interligam os municípios de Acopiara a Piquet Carneiro e de Piquet Carneiro a Quixeramobim, respectivamente. Na mesma solenidade, será realizado o início da construção do lote 6, responsável pela ligação entre Quixeramobim e Quixadá, ampliando o avanço das obras em território cearense.
A execução desses trechos está a cargo da Marquise Infraestrutura, empresa do Grupo Marquise especializada em grandes projetos de engenharia. A ferrovia é considerada estratégica para conectar a região do Matopiba – fronteira agrícola na área de divisa entre os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – ao Porto do Pecém, criando um novo corredor logístico para o escoamento da produção nacional destinada aos mercados interno e internacional.
Com a conclusão da ferrovia, produtos como soja, milho, farelo e minérios poderão ser transportados com maior eficiência até o litoral cearense, reduzindo custos logísticos e ampliando a competitividade das exportações. Além de fortalecer a posição do Porto do Pecém como um dos principais hubs logísticos do Nordeste do Brasil.
ZPE no Sertão Central
Outro tema que deve ganhar protagonismo durante o evento é a proposta de criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Sertão Central. Lideranças regionais pretendem apresentar oficialmente o pleito ao presidente Lula, defendendo que a implantação do equipamento potencialize ainda mais a vocação logística da região e agregue valor às cadeias produtivas ligadas ao agronegócio.
A instalação de uma ZPE em Quixeramobim ampliaria as condições para processamento, industrialização e exportação da produção oriunda do Matopiba, especialmente da soja, aproveitando a localização estratégica do município às margens da Transnordestina. Inclusive, na região está sendo construído um porto seco, com investimento de R$ 1 bilhão.
Essa estrutura receberá cargas provenientes de Eliseu Martins, no Piauí, seguindo até o Porto do Pecém. A expectativa é que toda a ligação ferroviária entre o interior do Nordeste e o Litoral Oste do Ceará seja concluída até o fim deste ano ou no início de 2027, uma vez que todos os lotes do trecho cearense já foram contratados e as obras seguem aceleradas.
Quando plenamente em fase operacional, a Transnordestina deverá redefinir a logística de transporte de cargas no Nordeste, consolidando o Ceará como porta de saída da produção agrícola e mineral do interior do Brasil. Além de impulsionar novos investimentos em infraestrutura, indústria e comércio exterior.
Mais notícias
CULTURA AUTOMOTIVA


























