SETE NOVOS CAMPI

Governo do Ceará ampliará em 44% a oferta de ensino superior público

Por Marcelo - Em 03/02/2022 às 4:40 PM

O Ceará terá um incremento de 44% na oferta de ensino superior públicos nos próximos anos, pois sete municípios do interior contarão com novas sedes de universidades estaduais – Uece, Urca e UVA –, passando de 16 para 23 polos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), pelo governador Camilo Santana, em suas redes sociais. O maior concurso público da história de universidades estaduais foi lembrado e terá 693 vagas para professores universitários efetivos, visando suprir as carências das universidades e viabilizar a plena implantação dos 16 novos cursos.

Camilo anunciou as novas unidades de ensino superior no Estado                    Foto: Divulgação

Durante o evento foi assinado o decreto que institui a Política de Expansão do Ensino Superior do Estado do Ceará. A consolidação da política é resultado de um diálogo desenvolvido com as instituições de ensino e gestões municipais. “Estamos falando aqui com o único objetivo de garantir que os nossos jovens cearenses possam ter mais próximo um curso superior, para que eles possam seguir e ter esperança de uma vida melhor, sendo futuros profissionais”, afirmou Camilo Santana.

Dentre as cidades que contarão como novos campi estão Acaraú, com novo campus da UVA, oferecendo os cursos de Agronomia e Pedagogia. Aracati terá uma unidade da Uece com licenciatura em Matemática e Letras (Inglês e Português). Barbalha terá um campus da Urca com o curso de Turismo. Camocim receberá a UVA com Ciências Contábeis e Engenharia de Pesca.

Mapa mostra como ficará a disponibilidade de cursos universitários no interior

Canindé receberá um campus da Uece com os cursos de Administração de Empresas e Pedagogia. Mauriti terá unidade da Urca com Engenharia Agroeconômica e Ambiental. E Quixeramobim receberá a Uece com o curso de Medicina. Também foram apresentados novos cursos para cinco campi já em funcionamento, como Medicina em Crateús e Crato, além de Agronomia em São Benedito; Arquitetura e Urbanismo em Juazeiro do Norte e Medicina Veterinária em Tauá.

A vice-governadora Izolda Cela enfatizou a importância de investir na transição do Ensino Médio ao Ensino Superior. “Essa ação vai no sentido de acompanhar essa tônica de cuidar das gerações de cearenses, com a presença da universidade, principalmente uma universidade que esteja cada vez mais vinculada às necessidades do povo. O Programa Cientista Chefe é muito importante, tem tido uma marca fabulosa em nosso Estado. E a intenção é que sigamos nessa articulação para o bem das pessoas”.

Já o ex-governador e hoje senador Cid Gomes ressaltou que o processo de interiorização consolida o Estado como a Terra da Luz. “O Ceará, mais uma vez, dá o exemplo. Isso é parte de uma estratégia, um estudo e uma necessidade que se tem de fortalecer a nossa educação desde a infantil, na parceria com os municípios. No Ensino Fundamental, o Ceará dá exemplo: das 100 melhores escolas, nós temos 82 situadas entre elas. No Ensino Médio, somos o quarto melhor indicador do Brasil”, disse.

Participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão; os secretários Carlos Décimo (Secitece) e Marcos Gadelha (Sesa), e outras autoridades como prefeitos das cidades beneficiadas, deputados estaduais e federais. Também estiveram presentes os reitores Hidelbrando Soares (Uece); Lima Júnior (Urca) e Fabianno Cavalcante (UVA).

Autoridades participaram da solenidade que vai dar uma nova dinâmica ao acesso às universidades no Ceará

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder