Solenidade na Defensoria
Academia Cearense de Direito celebra nove anos com homenagens e novas posses nesta sexta
Por Julia Fernandes Fraga - Em 11/12/2025 às 1:00 PM

Sâmia Farias, André Figueiredo e Gabriella Aguiar serão acadêmicos honorários. Foto: Montagem
A Academia Cearense de Direito (ACD) realiza nesta sexta-feira, 12 de dezembro, solenidade pelos nove anos de fundação, às 19h, na Defensoria Pública Geral do Ceará (DPE-CE).
O evento marcará a entrega de homenagens e a posse de novos acadêmicos honorários:
> Sâmia Farias, defensora-geral do Estado do Ceará – acadêmica honorária;
> Gabriella Aguiar, vice-prefeita de Fortaleza – acadêmica honorária;
> André Figueiredo, deputado federal – acadêmico honorário;
> Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente (Edisca) – Prêmio Academia Cearense de Direito;
> Martônio Mont’Alverne Barreto Lima, procurador do município de Fortaleza – Medalha Prof. Arnaldo Vasconcelos;
> Randal Pompeu, reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor) – Placa Preito de Gratidão.
Sobre a ACD
A Academia Cearense de Direito (ACD) foi instalada em 2017 já sob a presidência de Roberto Victor Ribeiro. Entre os primeiros empossados estava o Procurador-Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana, tendo como patrono o professor José Albuquerque Rocha. Na ocasião, o então governador Camilo Santana recebeu o título de sócio-honorário da instituição.
A ACD é formada por professores, advogados, magistrados, membros do Ministério Público, procuradores, parlamentares e bacharéis em Direito. Atualmente, reúne 40 patronos efetivos, de caráter vitalício, além de membros correspondentes no Brasil, Argentina, Uruguai e Portugal. O professor Raimundo Bezerra Falcão é presidente de honra.
Desde a criação, a ACD tem como objetivos aprofundar os estudos do Direito, aperfeiçoar o ensino jurídico no Estado e difundir a cultura jurídica. Entre as ações destacam-se visitas a escolas públicas, realização de palestras e colóquios sobre juristas cearenses e a instalação da Escola Cearense de Direito em sua estrutura.
Mais notícias
DEMANDA ELEVADA




























