Segurança online
AGU notifica Meta para remover robôs de IA com risco a menores
Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/08/2025 às 6:26 PM

AGU notifica Meta sobre erotização infantil. Foto: Emanuelle Sena/AscomAGU
O advogado-geral da União, Jorge Messias, enviou nessa segunda-feira (18) uma notificação às plataformas Instagram, Facebook e WhatsApp, empresas da gigante Meta, de Mark Zuckerberg, solicitando a exclusão de robôs de inteligência artificial (IA) que simulam aparência infantil e realizam diálogos com conteúdo sexual.
“Tais chatbots têm potencialidade de alcançar um público cada vez mais amplo nas plataformas digitais, especialmente nas redes sociais da Meta, ampliando de forma exponencial o risco do contato de menores de idade com material sexualmente sugestivo e potencialmente criminoso”, destacou a Advocacia-Geral da União.
De acordo com a AGU, a empresa terá 72 horas para remover os robôs e esclarecer quais medidas têm sido adotadas para impedir que crianças e adolescentes tenham acesso a material sexual e erótico.
No ofício enviado à companhia, a Advocacia afirmou que chatbots criados por meio da ferramenta Meta IA Studio promovem a erotização infantil. O documento ainda ressalta que os serviços da Meta são acessíveis a menores de idade a partir dos 13 anos, sem filtros que verifiquem a idade dos usuários entre 13 e 18 anos.
A ação surge na esteira das discussões sobre a erotização de crianças, que ganhou força nas últimas semanas, após o influenciador Felca denunciar perfis que utilizam imagens e falas de crianças e adolescentes para promover a adultização infantil.
Mais notícias
Pedido de urgência




























