Em visita à Fiec

Alckmin defende regulamentação para energias renováveis e medidas de apoio à indústria

Por Deusdedit Neto - Em 30/09/2023 às 12:44 PM

Visita Geraldo Alckmin Fiec 1

Foto: Divulgação / Fiec

Em passagem pelo Ceará, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB-SP) participou nessa sexta-feira, 29, de evento na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com a presença de empresários, autoridades e acadêmicos, onde falou sobre meios para impulsionar a atividade industrial e o comércio no Brasil. Recebido pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e pela Diretoria da entidade, Alckmin defendeu a regulamentação para energias renováveis, em particular o Hidrogênio Verde (H2V), e destacou ações do Governo Federal em apoio à indústria.

A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT);  a senadora Augusta Brito (PT); o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PDT); o deputado federal José Guimarães (PT); o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil); o deputado estadual Guilherme Bismarck (PDT); entre outras autoridades da cena política do Ceará.

Além dos ex-presidentes da Fiec, Beto Studart, Fernando Cirilo e Roberto Macêdo, representaram a Federação o 1º vice-presidente Carlos Prado; a vice-presidente Roseane Medeiros; o diretor administrativo, Chico Esteves; o diretor financeiro, Edgard Gadelha; e diretor administrativo adjunto, Germano Maia.

Anfitrião do evento, Ricardo Cavalcante ressaltou a satisfação de receber o Vice-Presidente na Casa da Indústria e enalteceu o atual cenário econômico cearense, afirmando que o Estado passa por um “momento histórico”. “É com grande satisfação e honra que a Federação das Indústrias do Estado do Ceará recebe, entre nós, o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin. Desde já, em meu nome, em nome da diretoria da FIEC, e de todo o empresariado cearense, eu quero externar os mais sinceros agradecimentos pela presença de vossa excelência nesta casa”.

Segundo o Presidente da FIEC, a indústria tem desafios e demandas como a renegociação dos fundos constitucionais e as reformas tributária e administrativa. O Gestor ainda deu destaque à necessidade de regulamentação das energias renováveis no país. “Precisamos, urgentemente, de um marco regulatório do Hidrogênio Verde e da regulamentação das offshores, até o final do ano. Essa é uma oportunidade para ajudar a resolver o problema fiscal do país. Pois o fluxo de caixa fruto desses investimentos, que vem bem antes dos incentivos necessários, pode viabilizar o hidrogênio verde no Brasil”, acrescentou.

Geraldo Alckmin iniciou sua fala agradecendo o convite da FIEC e destacando que a visita ao Ceará evidenciou o potencial do Estado para dar respostas ao anseio mundial por medidas de descarbonização.

“A oportunidade do Ceará é fantástica. Temos que descarbonizar, e o hidrogênio é o caminho. Mas para produzir hidrogênio verde precisa ter energia renovável, e estamos na capital da energia eólica e solar”, frisou o Vice-Presidente, acrescentando a previsão do Governo Federal de investimentos na ordem de R$ 16 bilhões em linhas de transmissão para produção de energia limpa no Brasil.

Visita Geraldo Alckmin Fiec 3

Foto: Divulgação / Fiec

Alckmin também defendeu um marco regulatório para as energias renováveis. “Precisamos regulamentar a legislação do Hidrogênio Verde. Um marco legal, definição, regulação, certificação e tributação. Segundo, em energia eólica offshore, precisamos de um marco regulatório. E precisamos de um mercado regulado de carbono”, disse.

Outro ponto abordado foram as medidas do Governo Federal para apoiar a indústria. Conforme o Vice-Presidente, além do controle da inflação e da queda dos juros, a promessa de redução dos impostos com a aprovação da reforma tributária deve contribuir para desonerar a indústria. Ainda foram mencionadas por Alckmin as ações de cunho social, como o aumento do valor do salário mínimo e as mudanças nas regras do imposto de renda.

Por fim, o Vice-Presidente se comprometeu a levar as outras pautas colocadas pela Federação para discussão em Brasília. “Tem todo um roteiro que vamos trabalhar bastante. Contem conosco”, concluiu.

Visita Geraldo Alckmin Fiec 12

Foto: Divulgação / Fiec

O Hidrogênio Verde também foi o foco da fala do Ministro da Educação, Camilo Santana. Segundo ele, a consolidação do hub para produção do H2V tem potencial de transformar a economia cearense e nacional na próxima década.

“O mundo todo olha para o Brasil, que tem a maior matriz sustentável de produção de energia. E o Ceará partiu na frente, com 32 protocolos assinados com empresas que já vão iniciar investimento para produzir o combustível do futuro”, afirmou. “Não tenho dúvidas de que todos nós precisamos nos unir e, no que depender do Governo, da Câmara e do Congresso, vamos transformar o Nordeste e o Ceará em um grande hub de Hidrogênio Verde”, acrescentou.

Já o Governador Elmano de Freitas destacou o papel do H2V e disse que também é necessário valorizar setores tradicionais de força no Ceará. “Precisamos cuidar do novo que se constrói, e ao mesmo tempo, cuidar do nosso e setor pecuário, metalúrgico, calçadista, comércio e serviços, para que, dessa maneira, o Estado possa dar conta do que existe e abrir caminhos para aquilo que é novo na economia e surge no cenário mundial”.

O evento com a presença do Vice-Presidente ainda foi prestigiado pelo Desembargador Leonardo Carvalho; pelo Deputado Idilvan Alencar; pelo Deputado Danilo Forte; pelo Deputado Leônidas Cristino; pelo Deputado Luís Gastão Bittencourt; pelo Desembargador Franzé Gomes; pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro; pelo Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, Flávio Holanda; pelo Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Pessoa; pelo Procurador-Geral de Justiça em Exercício, José Maurício Carneiro; pelo Ex-Governador do Estado do Ceará, Lúcio Alcântara; pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira; Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Salmito Filho; pelo Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, Danilo Serpa; pela Vice-Reitora da Universidade Federal do Ceará, Diana Azevedo; e pelo Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Wally Menezes.

Também compareceram: Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, Assis Cavalcante; Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará, Honório Pinheiro; Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas; Presidente da ACC, João Guimarães; Presidente da FACIC, Francisco Barreto; CEO da ArcelorMittal, Erick Torres; Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; CEO da Fortescue no Brasil, Luis Viga; CEO da Aeris Energy, Alexandre Negrão; Presidente do Grupo Marquise, José Carlos Pontes; Presidente da Aço Cearense, Vilmar Ferreira; CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira; Fundador do Grupo Pague Menos, Deusmar Queirós; e a Presidente do Conselho de Administração da Pague Menos, Patrícia de Queiroz.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder