Romeu Aldigueri

Alece homenageia SEMA nos dez anos de atuação em defesa do meio ambiente

Por Oceli Lopes - Em 09/04/2025 às 7:17 AM

Alece De Assis Sema Foto Dário Gabriel Png

Mesa diretora da Sessão Solene em homenagem à Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará. Foto: Dário Gabriel/Alece

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou sessão solene terça-feira (08), no Plenário 13 de Maio, para comemorar os 10 anos de atuação da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA).

A solenidade atendeu a requerimento do presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), que ressaltou a importância cada vez maior da pauta ambiental, tendo em vista a intensificação das mudanças climáticas.

O presidente defendeu que os municípios tratem da pauta ambiental, de forma regrada e com pessoas com competência e conhecimento técnico à frente desses órgãos ambientais municipais. A Aldigueri citou o projeto de emenda constitucional n.º 02/2025, aprovada pelo Plenário da Alece em 2 de abril, que regulamenta a atuação de órgãos ambientais municipais.

“Quero aqui reafirmar o nosso compromisso, enquanto Casa do Povo, na defesa de todos que compõem o Sistema Estadual do Meio Ambiente e no seu fortalecimento. Tenham a certeza de que vocês têm, pelo menos nos próximos dois anos, um presidente ambientalista [na Alece]. Qualquer um de vocês pode nos procurar que nós vamos estar aqui para fortalecer e defender a causa da Sema, a causa da Semace e, principalmente, a causa do meio ambiente”, declarou Romeu Aldigueri.

Um dos homenageados foi o primeiro secretário a comandar a Sema, o ex-deputado e atual presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza), Artur Bruno. Ele falou sobre a criação da pasta, durante o mandato do ex-governador Camilo Santana, e destacou que o Ceará precisava na época de uma secretaria focada na área. Ele considerou que, nos últimos 10 anos, o Estado avançou consideravelmente nas políticas ambientais e citou, como exemplo, a regulamentação do Parque Estadual do Cocó, o maior parque urbano do Norte-Nordeste e o quarto maior parque urbano natural do Brasil.

Bruno ressaltou outras conquistas da Sema, como a criação de áreas de proteção ambiental, o apoio a pesquisas científicas na área e a inclusão social e valorização do trabalho de catadores de recicláveis. O ex-secretário também enalteceu o trabalho dos servidores da pasta. “O mais importante é o ser humano, é aquela pessoa que está trabalhando […] Eu tenho certeza que vocês ainda farão muito pelo estado do Ceará”, comentou.

Missão

O contexto da criação da secretaria também foi lembrado pela atual secretária do Meio Ambiente do Estado, Vilma Freire. Ela chamou a atenção para a sensibilidade do ex-governador Camilo Santana e para o legado do ex-secretário Artur Bruno. Ela citou as principais ações desenvolvidas pela pasta, como a recuperação do Parque do Cocó após incêndios, as atividades de educação ambiental, a retomada de obra no entorno da Lagoa da Maraponga, a criação do Selo Município Verde, o incentivo a pesquisas científicas, entre outras.

A secretária agradeceu ainda aos 230 servidores pela dedicação à Sema. “O trabalho de cada um de vocês é o que nos motiva, nos impulsiona a seguir em frente. São vocês os principais responsáveis pelas entregas da agenda ambiental”, parabenizou. Segundo Vilma Freira, “nossa missão segue firme para assegurar o Ceará e o planeta com equilíbrio, garantindo um futuro justo, saudável e sustentável para todos”.

Estiveram presentes os deputados estaduais De Assis Diniz (PT) e Guilherme Bismarck (PSB); o superintendente Estadual do Meio Ambiente (Semace), João Gabriel Rocha, representando o Governo do Estado; e o promotor de Justiça Fábio Ottoni, representando a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Ceará.

Com informações da Alece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder