Corte de Apelação
Audiência de extradição de Carla Zambelli é adiada na Itália após greve de advogados
Por Marlyana Lima - Em 27/11/2025 às 11:55 AM

Na itália, a-deputada Carla Zambelli segue na prisão – Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados
A primeira audiência sobre a possível extradição de Carla Zambelli foi adiada pela Corte de Apelação de Roma e remarcada para a próxima quinta-feira (4). O encontro, que deveria ocorrer nesta quinta (27), não aconteceu devido à paralisação dos advogados penalistas da capital italiana, que suspendeu temporariamente atividades judiciais.
A deputada brasileira está presa desde o fim de julho no complexo penitenciário de Rebibbia, em Roma, uma das maiores unidades carcerárias da Itália. Na sessão da próxima semana, o tribunal entrará pela primeira vez no mérito da extradição, etapa crucial para o futuro jurídico da parlamentar. Segundo autoridades italianas, o representante do Ministério Público já manifestou posição favorável ao pedido apresentado pela Justiça brasileira.
Condenações na Itália
Zambelli deixou o Brasil em junho para evitar o cumprimento de uma pena de dez anos de prisão relativa à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e à emissão de um mandado falso contra o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Já em território italiano, foi condenada a mais cinco anos por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. As duas condenações — a brasileira e a italiana — compõem um único processo de extradição analisado pelo Judiciário europeu.
Quando a Corte de Apelação concluir sua deliberação, tanto a defesa quanto a acusação poderão apresentar recurso à Corte de Cassação, última instância do Judiciário italiano. Somente após o esgotamento dessa etapa o caso seguirá para o governo da Itália, responsável pela palavra final sobre a extradição por meio do Ministério da Justiça. O governo italiano terá 45 dias para se manifestar.
Mais notícias
Segurança informacional




























