BALANÇO DO ANO E PERSPECTIVAS PARA 2022

Bismarck Maia anuncia reajuste para os servidores do Aracati em 2022 e destaca realização de dezenas de obras em 2021

Por Marcelo - Em 23/12/2021 às 2:03 PM

O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, realizou nesta quinta-feira (23), um balanço da sua gestão durante o ano que está encerrando e também falou sobre alguns de seus projetos para o novo ano que se aproxima, e deverá ser marcado por uma retomada forte do turismo naquela região do Litoral Leste do Ceará. E garantiu que sempre vai cuidar com toda seriedade dos recursos municipais.

Bismarck Maia fez um agradecimento especial aos servidores da saúde             Foto: Divulgação

Em entrevista ao programa Passando Geral, da Rádio Sinal, ele destacou que no próximo ano será concedido um aumento salarial para os servidores municipais, inclusive para os aposentados, a fim de repor as perdas para a inflação. O percentual ainda está sendo estudado e deverá ser anunciado no próximo mês de janeiro. E criticou as fake news que estão sendo veiculadas na região.

O gestor municipal agradeceu o empenho dos servidores da Secretaria Municipal da Saúde, que enfrentaram um desafio gigantesco com a pandemia de Covid-19, iniciada em março do ano passado. “Sou muito grato aos servidores da saúde. Vamos dar uma arejada no início do próximo ano, valorizando aqueles que mais se empenharam no atendimento à população”, afirmou.

Garantiu, ainda, que vai pagar os recursos do Fundeb, a todos os servidores da educação, até o dia 30 deste mês, mas está aguardando apenas algumas definições de Brasília. “Estou esperando, no limite, a decisão do Congresso Nacional e algumas leis que o presidente precisa sancionar, que orientaram legalmente essa questão, pois está havendo interpretação de todo o jeito. Mas será pago”, destacou Bismarck Maia.

Deputado federal

Eduardo e Bismarck Maia unem forças em prol do do desenvolvimento do Aracati

Quem também participou da entrevista foi o deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), que falou sobre os ganhos que serão repassados aos estados brasileiros, especialmente do Nordeste, com relação ao ICMS das compras feitas pela internet, que atualmente beneficia mais os estados produtores, como São Paulo e Paraná, por exemplo. Trata-se do Projeto de Lei complementar 32/21, do qual  ele foi o relator e que institui o Diferencial de Alíquota do ICMS (Difal), garantindo uma equidade na distribuição do ICMS.

Ele explicou que existe uma forma mais justa de se fazer isso, sendo que o projeto de lei já foi aprovado pela Câmara e pelo Senado, e aguarda a sanção presidencial. “A gente rateia o valor do imposto, pois ganha o estado que tem as fábricas e os depósitos onde as mercadorias estão armazenadas, mas também ganha o Ceará, a Bahia, o Rio Grande do Norte, onde estão os consumidores que realizaram as compras pela internet, pois uma parte do ICMS irá para os estados onde moram os compradores dessas mercadorias. E haverá repasse, também para os municípios, que apenas no Ceará deve chegar a R$ 60 milhões por mês”, disse Eduardo Bismarck.

Canteiro de obras

Gláucia e Bismarck Maia têm trabalhado forte para melhorar os espaços públicos

Destacou as dezenas de obras realizadas em todos os distritos de Aracati, nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, saneamento, mobilidade urbana, entre outras. Sendo que muitas delas tiveram os projetos de paisagismo e arquitetônicos realizados ou supervisionados pela primeira-dama, Gláucia Maia. E destacou uma obra grandiosa que o próprio governador Camilo Santana e outras pessoas que passam pela BR-304 já lhe perguntaram o que é que ele está construindo ali.

É um grande centro esportivo com quadras de tênis e poliesportivas, areninha, ginásio, pista de skate, salas de aula, praça de convivência, teatro, laboratórios, salas de aula, anfiteatro, que integram o Centro Vida, que será inaugurado na segunda quinzena de janeiro. “Para fazer isso, com esse carinho, precisa gostar de gente. É isso que vejo com clareza e passo para a população. Quem não se sensibiliza com a lama na frente da casa das pessoas, as novas escolas, estradas, um mero calçamento, não deve entrar para a política”, disse Bismarck Maia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder