ex-presidente

Bolsonaro diz a aliados que deve concorrer ao Senado em 2026

Por Deusdedit Neto - Em 18/04/2023 às 12:00 AM

Jair Bolsonaro. Foto Divulgação

16 investigações contra Bolsonaro podem deixa-lo inelegível. Foto: Divulgação

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), pode lançar candidatura ao Senado Federal invés de pleitear retorno ao Palácio do Planalto em 2026. Ele confidenciou a aliados com que se reuniu nos últimos dias. A ideia é que ele possa ser o líder de um bloco de parlamentares alinhados ao ex-militar na Casa.

A possível candidatura de Bolsonaro ao Senado deverá ser feita em estados onde ele possuiu grande número de sufrágios no ano passado, quando tentou a reeleição e foi derrotado pelo atual presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desta forma, Mato Grosso, Rondônia e Distrito Federal podem ter o ex-presidente como candidato. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O único impedimento seria caso o ex-presidente ficasse inelegível. Atualmente 16 ações em desfavor dele estão em investigação. Assim, há chances de Bolsonaro ficar sem condições jurídicas para pleitear cargos públicos.

E por conta de Flávio Bolsonaro (PL) vislumbrar reeleição ao posto de senador em 2026, Bolsonaro não tentaria sua candidatura no Rio de Janeiro, estado pelo qual construiu carreira política e foi eleito deputado federal.

O mesmo ocorre em São Paulo, que deverá ter Eduardo Bolsonaro (PL) como postulante a uma das duas cadeiras no Senado. Assim, caso permaneça com o plano de concorrer ao Senado, Bolsonaro – se eleito – iria liderar um bloco formado por no mínimo cinco senadores além dele: Damares Alves (Republicanos-DF), Rogério Marinho (PL-RN), Jorge Seif (PL-SC) e Marcos Pontes (PL-SP).

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder