Cena Política
Jair Bolsonaro é o 10º líder mundial condenado por golpe desde 1946
Por Redação - Em 14/09/2025 às 9:31 AM

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado por tentativa de golpe – Foto: Agência Brasil
Se a sentença decretada pelo Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) for mantida após recursos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) integrará um seleto e controverso grupo de dez chefes de Estado que foram condenados por tentativa de golpe desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O ex-mandatário foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por seu envolvimento na trama golpista que buscava reverter o resultado das eleições de 2022. Ele é o único brasileiro incluído no levantamento.
O dado faz parte de um estudo conduzido pelos pesquisadores Luciano Da Ros, da UFSC, e Manoel Gehrke, da Universidade de Pisa, publicado na revista Government & Opposition, da Cambridge University Press. O trabalho integra o banco de dados que compila condenações criminais de ex-governantes em 69 países, entre 1946 e janeiro deste ano. Ao todo, o levantamento registra 128 chefes de Estado condenados e 186 sentenças – alguns deles com até cinco condenações diferentes.
Segundo o estudo, a lista de líderes mundiais condenados por golpes de Estado inclui:
Georgio Papadopoulos (Grécia)
Luiz García Meza Tejada (Bolívia)
Roh Tae-woo (Coreia do Sul)
Chun Doo-hwan (Coreia do Sul)
Surat Huseynov (Azerbaijão)
Juan María Bordaberry (Uruguai)
Kenan Evren (Turquia)
Pervez Musharraf (Paquistão)
Jeanine Áñez (Bolívia)
Jair Bolsonaro (Brasil)
O banco de dados classifica as condenações em categorias que vão de corrupção e crimes eleitorais a crimes de violência e crimes sexuais. No caso de Bolsonaro, trata-se da condenação por tentativa de golpe de Estado.
Mais notícias
referência italiana




























