PARA A FIOCRUZ

Brasil recebe IFA para fabricar 32 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19

Por Marcelo - Em 24 de março de 2021

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta quarta-feira (24), a chegada de três voos provenientes da China, trazendo 1.024 litros de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), insumo utilizado pela Fundação Oswaldo Cruz na produção de vacinas contra a Covid-19.

Fiocruz deverá acelerar a produção de vacinas com a chegada do IFA              Foto: Divulgação

“A partir de hoje, amanhã e depois de amanhã chegará, em três voos provenientes da China, mais IFA para produção no Brasil. Serão 1.024 litros do IFA, que é suficiente para a produção 32 milhões de doses da AstraZeneca, na Fiocruz”, disse o chanceler.

O anúncio foi feito durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, à qual Araújo compareceu como convidado. O ministro disse que, com a chegada dos insumos, fica normalizado um cronograma mensal de recebimento do ingrediente farmacêutico.

Ele ressaltou que há um problema global na cadeia de produção de vacinas, o que tem prejudicado a exportação para o Brasil de doses de vacina produzidas na Índia ou nos Estados Unidos, por exemplo.

Araújo participou, por videoconferência, da audiência pública na Câmara dos Deputados, após ter comparecido, pela manhã, à reunião sobre o combate à Covid-19 realizada no Palácio da Alvorada, com o presidente Jair Bolsonaro, ministros, governadores e os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado.

O IFA é um item fundamental na formulação de fármacos, incluindo vacinas. No início do ano, a Fiocruz recebeu com atraso os primeiros lotes do insumo para a produção da vacina desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford.

As primeiras doses produzidas pela Fiocruz, na unidade Bio-Manguinhos, foram entregues na semana passada. A previsão da instituição é de que sejam entregues 3,9 milhões de doses este mês e outras 18,8 milhões em abril, 11,2 milhões a menos que o previsto. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection