INOVAÇÃO E OLHAR NO FUTURO

Camilo apresenta projeto Ceará 2050 em evento online realizado pela FAO Brasil

Por Marcelo - Em 23 de setembro de 2021

O governador Camilo Santana participou do workshop “Governança e políticas territoriais”, realizado nesta quinta-feira (23), promovendo um diálogo sobre o Projeto Ceará 2050, considerado inovador e objeto de estudo da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. “O Ceará 2050 é o resumo de que planejamos o Estado pensando no futuro. Foi coordenado pela academia e, principalmente, com a participação da população, que fez sugestões”, destacou.

Camilo disse que o Estado é pensado com um olhar sobre o futuro                 Foto: Divulgação

A FAO Brasil desenvolve neste ano uma série de estudos de experiências que obtiveram êxito na temática “Governança e políticas territoriais nas regiões Norte e Nordeste”, tendo os estados do Pará e do Ceará com os casos a serem estudados. Em ambos, foram analisados vários trabalhos e documentos elaborados sobre os projetos, além da troca de informações em reuniões realizadas com coordenadores e profissionais envolvidos na sua concepção e implantação.

O Projeto Ceará 2050, em particular, é uma experiência considerada inovadora por pensar o desenvolvimento no longo prazo, tendo os territórios e regiões como parte do planejamento, com estratégias claras e um modelo de governança inteligente.

Camilo Santana ressaltou a importância de pensar estratégias de políticas públicas sempre determinando metas e como o Ceará define seus planos de ação. “O Ceará tinha um dos piores indicadores de educação. Hoje tem um dos melhores, fruto de planejamento e do empoderamento das pessoas na educação. Estamos, hoje, em primeiro lugar do Brasil nas séries finais”, afirmou.

Ele falou sobre a preocupação com a pandemia e como isso aumentou as desigualdades no Brasil. No Ceará, o Governo investiu na transferência de renda para famílias vulneráveis, através do Programa Mais Infância, atingindo 150 mil delas. Há, ainda, o Mais Nutrição, que já distribuiu mais um milhão de toneladas de alimentos para famílias com crianças em situação de vulnerabilidade, diminuindo assim a desigualdade social.

Mais notícias

Ver tudo de IN Connection