GRUPOS PRIORITÁRIOS

Camilo diz que Ceará receberá 1,7 milhão de doses da vacina no primeiro semestre

Por Marcelo - Em 16/12/2020 às 2:22 PM

O governador Camilo Santana participou nesta quarta-feira (16), em Brasília, do lançamento do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, quando foi apresentado o processo de produção e distribuição da vacina para todo o Brasil. Ele disse que o Ceará deve receber 1,7 milhão de doses, para imunização de grupos prioritários, já a partir de fevereiro do ano que vem.

Camilo Santana participou, em Brasília, da apresentação do Plano Nacional de Imunização no País                     Foto: Divulgação 

Ele ressaltou que foi confirmada a inclusão da CoronaVac, que será produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório chinês Sinovac, no plano de vacinação nacional, junto com outras vacinas, conforme já vinha propondo. “Prioritariamente vamos vacinar os profissionais de saúde, idosos e portadores de comorbidades”, afirmou.

Professores, profissionais do sistema prisional, de salvamento, policiais, indígenas e população carcerária também terão prioridade. “O que mais defendo é a união de todos para que a vacina seja disponibilizada o mais rápido possível. A vacina é o caminho mais rápido e seguro para superarmos a pandemia de forma definitiva, e não medirei esforços para que isso ocorra o mais breve”, ressaltou o chefe do Executivo cearense.

Mapa de Vacinação foi apresentado pelo titular do Ministério da Saúde

E voltou a salientar que o plano de imunização é uma questão de saúde pública e não deve fazer parte de nenhum tipo de embate. “Insisto que qualquer divergência, política ou ideológica, deve ser superada em prol do bem maior, que é a saúde da população brasileira”, completou Camilo Santana.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apenas com a imunização de grupos prioritários no País será preciso fazer a aquisição de 108 milhões de doses, pois são necessárias duas doses e existem cerca de 5% de perdas. Mas afirmou que o Governo Federal trabalha para que toda a população brasileira receba a vacina.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder