NO CARIRI

Camilo e Elmano prestigiam Missa de Santo Antônio em Barbalha e reúnem lideranças políticas cearenses

Por Marlyana Lima - Em 01/06/2025 às 4:00 PM

Elmano, Camilo E Onélia Na Missa De Santo Antonio, No Cariri 1

Elmano, Camilo e Onélia participam da Missa de Santo Antonio, no Cariri – Foto: reprodução / Instagram

A abertura da 97ª edição da Festa de Santo Antônio, neste domingo (1º), levou uma multidão de fiéis à Igreja Matriz da cidade para celebrar um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Ceará. A cerimônia também reuniu importantes figuras políticas, como o governador Elmano de Freitas (PT) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Secretários de Estado, como Chagas Vieira, titular da Casa Civil e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), Onélia Santana, esposa de Camilo, também pretigiaram a celebração.

A tradicional missa de bênção da bandeira marcou o início dos festejos que seguirão até o dia 13 de junho, data dedicada ao padroeiro da cidade. A celebração foi presidida pelo Padre Cícero José e contou com o colorido cortejo cultural pelas ruas do centro histórico, com bandas cabaçais e grupos de reisado, símbolos da resistência e identidade cultural do povo caririense.

Nas redes sociais, o ministro Camilo Santana se emocionou ao destacar o valor simbólico do evento para a cultura nordestina e para sua própria história pessoal. “O Brasil é tão lindo! Eu sempre me emociono na missa de bênção da bandeira, nessa terra abençoada, minha Barbalha. Obrigado, meu Deus, por cada oportunidade de estar perto do nosso povo, em comunhão, celebrando a nossa fé e a nossa cultura”, escreveu.

Camilo E Elmano Na Missa De Santo Antonio, No Cariri

Camilo e Elmano participam da celebração em homenagem ao padroeiro de Barbalha 

O ministro também exaltou a tradição do reisado e o simbolismo de participar da cerimônia de coroação: “Nossa cultura emociona e encanta! Cada fita e som do reisado são a história viva do nosso Cariri pulsando no ritmo do tambor. Receber a coroa é sentir na pele a tradição, a fé e a alegria do nosso povo!”

Valorização da cultura

Já o governador Elmano de Freitas destacou a dimensão popular e o significado coletivo da celebração: “A Festa do Pau da Bandeira é mais do que uma tradição religiosa. É a expressão mais profunda da fé, da cultura e da resistência do povo cearense. Estar aqui, ao lado do nosso povo, é um momento de reencontro com nossas raízes e de reforço ao compromisso com a valorização da nossa cultura”.

 

Elmano

Governdor participou dos festejos pelas ruas de Barbalha

Festa de fé e política

A presença de lideranças como Camilo Santana e Elmano de Freitas também ressaltou o peso político dos festejos de Barbalha. O evento, além de religioso e cultural, tornou-se ponto de encontro de figuras públicas em busca de visibilidade regional e alinhamento simbólico com as tradições populares do interior cearense.

Com forte base eleitoral no Cariri, região onde nasceu, o ex-governador e atual ministro da Educação utiliza o momento para reforçar sua ligação com a região e demonstrar sintonia com as demandas culturais do Nordeste — especialmente num momento em que o governo federal tenta aprofundar políticas de valorização da cultura e educação regionalizadas.

Camilo E Elmano Na Missa De Santo Antonio, No Cariri (2)

Fé e cultura na agenda política cearense

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder