Até Março
Camilo prepara saída do Ministério da Educação e mira dedicação total às reeleições de Lula e Elmano
Por Julia Fernandes Fraga - Em 19/01/2026 às 2:56 PM

Elmano é o sucessor de Camilo no governo estadual, tendo sido eleito no 1º turno de 2022. Foto: Ricardo Stuckert/PR
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), declarou, em café com a imprensa nesta segunda-feira (19), que pode deixar o comando do Ministério da Educação (MEC) até março para se dedicar às campanhas de reeleição do governador Elmano de Freitas (PT), no Ceará, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “[…] Então, eu vou me dedicar muito para que não haja retrocesso no Ceará, nem haja retrocesso no Brasil”, garantiu.
A decisão, que será discutida diretamente com o presidente do país, também tornará Camilo elegível para disputar cargos majoritários em 2026, já que março é o prazo de desincompatibilização. Atualmente, Santana é senador com mandato até 2031 e tem negado a intenção de se candidatar a outro cargo eletivo.
O ministro afirmou que sua eventual saída não afetará o andamento do Ministério da Educação e que a definição depende do aval de Lula. Camilo pretende deixar o cargo após apresentar o balanço das ações da pasta referentes a 2025.
Durante entrevistas, ele citou ainda a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao criticar “o desmonte de políticas públicas e a condução da pandemia”, em comparação a “ações econômicas e educacionais do governo Lula, como a expansão da rede federal de ensino”.
Mais notícias
nesta terça-feira

![[set] Banners Dinheiro Na Mão 830x110px](https://www.portalin.com.br/wp-content/uploads/2026/01/set-banners-dinheiro-na-mao-830x110px.png)



























