PRINCÍPIO DA RECIPROCIDADE

Camilo quer que turistas estrangeiros apresentem testes negativos de Covid-19 recentes, antes do embarque para o Ceará

Por Marcelo - Em 20/10/2020 às 9:36 AM

Com a nova onda de contágios pelo novo coronavírus que vem ocorrendo na Europa e Estados Unidos, e a retomada de operações de companhias aéreas internacionais no Fortaleza Airport, o governador Camilo Santana oficiou ao Ministério das Relações Exteriores que seja exigido dos turistas estrangeiros a apresentação de testes negativos de Covid-19 recentes, antes do embarque.

Camilo Santana oficiou ao Ministério das Relações Exteriores                        Foto: Divulgação

A afirmação foi feita em suas redes sociais, nesta terça-feira (20), Isso aconteceu porque ele já havia solicitado apoio ao Governo Federal para reforçar as ações de controle sanitário no aeroporto da capital cearense, e da Anvisa ter negado que o Governo do Ceará realizasse testes nos passageiros que chegam ao Estado, vindos de voos internacionais.

“Enviei ontem (19) ofício ao ministro das Relações Exteriores para que seja seguido o princípio da reciprocidade, de acordo com o Direito Internacional Público. Ou seja, que as mesmas exigências feitas aos brasileiros no exterior sejam praticadas em solo nacional, como a realização obrigatória do exame de Covid, antes do passageiro embarcar para o Brasil”, afirmou.

Na sexta-feira passada, a Air France retomou as operações entre Paris e Fortaleza, mas comunicou que o Governo da França exige que os passageiros que seguem para o Velho Continente apresentem, antes do embarque na capital cearense, um teste negativo de Covid-19 realizado até três dias antes.

O objetivo do chefe do Executivo cearense, é preservar os baixos níveis de contaminação alcançados aqui. “Dessa forma, busco garantir mais segurança para os cearenses, prevenindo que nosso aeroporto seja porta de entrada de um novo surto de Covid. Ressalto que os estrangeiros sempre foram e sempre serão muito bem recebidos no Ceará. A medida representaria a proteção de todos”, completou Camilo Santana.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder