AVANÇOS EDUCACIONAIS

Camilo Santana anuncia os secretários e titulares de entidades vinculadas ao MEC

Por Marcelo - Em 06/01/2023 às 5:32 PM

O titular do Ministério da Educação (MEC), Camilo Santana, apresentou nesta sexta-feira (6), em Brasília, os novos integrantes da sua Pasta, que irão ajudá-lo a desenvolver um trabalho de grande relevância em prol do sistema educacional brasileiro pelos próximos quatro anos. No seu entendimento, um desafio de reconstrução e retomada de políticas públicas na área da educação e procurar avançar.

Camilo Santana anuncia nomes de sua equipe                   Fotos: Daniel Carneiro para Portal IN

“O presidente Lula tem sempre colocado a importância de fortalecer a educação básica e a alfabetização na idade certa das nossas crianças”, disse Camilo, pouco antes de chamar para o seu lado a secretária-executiva do MEC, professora Izolda Cela, que há mais de 16 anos convive com ele e tem realizado um grande trabalho em prol da educação no Ceará. Afinal já foi titular das secretarias de Educação de Sobral e do Ceará, além de vice-governadora por sete anos e governadora por quase um ano do Ceará.

Para a secretaria da Educação Básica, foi anunciada a doutora em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Kátia Schweickardt, que possui outras graduações e já exerceu os cargos de secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e também de Educação, de Manaus.

Já para a Secretaria de Educação Superior do MEC foi escolhida a atual reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Carvalho, formada em Medicina pela UFRJ, integrante da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Medicina do Rio de Janeiro. É, também, vice-presidente Regional da Organização Interamericana para a Educação Superior e da Conferência Regional de Reitores das Universidades Latino Americanas, dentre outras atribuições.

A professora Helena Sampaio, da Unicamp, foi nomeada para a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. É doutora em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo, com estágio de pós-doutorado na França, é mestre em Antropologia Social, pesquisadora do CNPq, e com ampla atuação em veículos de comunicação especializados.

Para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Camilo Santana convocou o professor e ex-reitor do hoje Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques Ferreira, que é especialista em Engenharia de Sistemas e mestre em Engenharia de Produção, em com ampla atuação na área educacional.

Recriadas

Camilo destacou ter recriado a antiga Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), sendo que para estar à sua frente foi escolhida a professora doutora Zara Figueiredo Trípoli, com bolsa de estágio e tutoramento na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Formada em Letras, também trabalhou em inúmeras funções no Estado de Minas Gerais.

Outra recriação foi a Secretaria de Articulação com o SIstema de Ensino (Sase), que articula todas as políticas educacionais estaduais e municipais, e será comandada pelo doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Maurício Holanda Maia. Ele também possui um extenso currículo na área da educação e também consultor legislativo na Câmara Federal.

Camilo Santana e integrantes da equipe que conduzirá os destinos do setor educacional brasileiros pelos próximos quatro anos

Para gerir o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi escolhida a doutora em Direito Tributário pela PUC-SP, Fernanda Pacobahyba, que era até o ano passado a titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). É, também, mestre em Direito Constitucional pela Unifor e possui MBA em Gestão Pública pelo Insper. Formada em Direito pela Universidade Federal do Pará e em Administração pela Academia da Força Aérea Brasileira.

Mais vinculadas

Para a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), foi nomeada a professora doutora Mercedes Bustamante, que é professora titular da Universidade de Brasília, com ampla atuação no setor educacional no Brasil, é integrante da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Mundial de Ciências.

Outra entidade vinculada ao MEC é a Fundação Joaquim Nabuco, sediada em Recife, que preserva o legado histórico cultural e tem um papel importante dentro do MEC, para a qual foi anunciada a doutora em Educação pela USP Márcia Ângela, que possui larga experiência na área e foi membro do GT da Educação Básica pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC).

E para presidir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi anunciado o professor doutor Manuel Palácios da Cunha e Melo, que foi pró-reitor de Planejamento e Gestão da Universidade Federal de Juiz de Fora; doutor em Ciências Sociais pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), que não pôde comparecer à solenidade por motivos pessoais.

“Esse é o time que, a partir de hoje, irá comandar os destinos e as políticas públicas da educação brasileira. Agora a gente vai arregaçar as mangas, formar as equipes de cada secretaria e trabalhar pelas crianças, jovens e adultos deste País. Esse time vai procurar se integrar a uma visão sistêmica que a gente tem da educação brasileira e trabalhar para aprovar o novo sistema nacional de educação”, completou Camilo Santana.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder