após reunião com Lula

Camilo Santana anuncia suspensão do cronograma de implementação do Novo Ensino Médio

Por Deusdedit Neto - Em 04/04/2023 às 8:43 PM

Fs5uwgqwiae6st6

A reunião com o presidente durou cerca de duas horas. Foto: Reprodução / Twitter

O cronograma de implementação do Novo Ensino Médio foi suspenso nesta terça-feira, 4, pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT). Após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ficou decidido que as mudanças previstas pelo novo modelo serão suspensas pelo prazo inicial de 60 dias.

“Hoje estou assinando uma portaria – já na segunda-feira, inclusive, eu tinha anunciado na imprensa em entrevista que dei – que nós vamos suspender a portaria 521 que aplica o cronograma de aplicação do novo ensino médio”, disse o ministro em entrevista coletiva concedida nesta terça, 4, em Brasília. As informações são do Estadão.

+ “Revogar e voltar ao passado não é o caminho”, diz Camilo Santana sobre novo ensino médio

+ Investimento em educação é o caminho para alcançar o desenvolvimento econômico

Camilo informou, contudo, que a suspensão abrange as mudanças que iriam ocorrer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024, visto que o “segundo ano letivo já está em curso. Isso vai se manter em 2023”.

1643372245190844416 3

“Vamos apenas suspender as questões que vão definir o Enem de 2024 por 60 dias, e vamos ampliar a discussão. O ideal é que em um processo democrático a gente possa escutar a todos e principalmente quem está na ponta”, afirmou. O ministro ainda garantiu que o Enem deste ano não passará por alterações.

A decisão foi anunciada depois que Camilo esteve reunido por mais de duas horas com Lula, no Palácio do Planalto. Estavam presentes Heleno Araújo – presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) – e Rui Costa – ministro-chefe da Casa Civil.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder