Exoneração provisória

Camilo Santana retorna ao Senado para ajudar na aprovação de Flávio Dino ao STF

Por Deusdedit Neto - Em 12/12/2023 às 4:20 PM

Camilo Santana Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

O ministro Camilo Santana vai retornar temporariamente ao Senado Federal para colaborar com a votação que visa aprovar o nome de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Além do ex-governador do Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai exonerar temporariamente outros três ministros de seu governo.

Vão ressumir seus mandatos no Senado os ministros Renan Filho (MDB) – dos Transportes -, Welington Dias (PT) – do Desenvolvimento Social – e Carlos Fávaro (PSD), da Agricultura. Estima-se que Dino já possua o mínimo necessário para ter sua indicação ao Supremo aprovada.

O Senado possui 81 legisladores, destes o atual ministro da Justiça de Lula precisa de pelo menos 41 votos favoráveis, ou seja, maioria absoluta. O chefe do Executivo nacional, no entanto, que aumentar esse número para o maior possível, atitude costurada para dar ainda mais apoio a Dino.

Depois da realização da votação no Senado, os senadores titulares de ministérios vão retornar às suas Pastas. Suplente de Camilo Santana, a senadora Augusta Brito (PT) integra o grupo que articula angariar mais votos pró-Dino, mas com o retorno do petista, ela não terá direito a voto.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder