Segurança de Estado
Casa Militar do Ceará marca 99 anos com entrega de honrarias e agradecimentos
Por Julia Fernandes Fraga - Em 16/10/2025 às 6:30 PM

Casa Militar do Ceará completa 99 anos de atuação. Fotos: GovCE
A Casa Militar do Ceará comemorou 99 anos de fundação, nesta semana, em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza. O evento contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, representando o governador; do secretário da Segurança Pública, Roberto Sá; do chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alex Ferreira; além de representantes da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e outras autoridades civis e militares.
Em seu discurso, Chagas Vieira se mostrou “muito feliz por estar tão próximo da Casa Militar”, por tê-la caminhando consigo ao longo dos quase 10 anos em que está no Governo do Estado. “Cada integrante dessa instituição sabe que, por meio de seu suor, esforço e colaboração, temos feito o Ceará avançar”, celebrou.
O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Alex Ferreira falou sobre a satisfação de estar comemorando os 99 anos da Casa. “Aqui temos uma instituição que desempenha uma função muito importante, que é a proteção das nossas autoridades. Temos uma longa história de serviços prestados”, destacou.
Honrarias
Durante a cerimônia, civis e militares foram agraciados também com a Medalha José Moreira da Rocha e a Distinção Honorífica da Casa Militar – maior grau. O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Heráclito Vieira, recebeu a Distinção e agradeceu, em nome dos homenageados, enfatizando que “a comenda não se deve a méritos pessoais seus, mas sim aos méritos da instituição a qual tem a honra de pertencer“.
Ele pontuou “que todos os homenageados integram uma instituição que contribui para o avanço da sociedade cearense, tornando-a mais justa, mais igualitária e menos desigual”. “Minha gratidão é em nome de todos que têm a honra de contar com a dedicação desses policiais militares, que integram a Casa Militar”, complementou.
Histórico
A Casa Militar surgiu como órgão da Presidência, composta por três oficiais do Regimento Policial, por meio da Lei nº 2.419, de 16 de outubro de 1926.
Em 1953, tornou-se Gabinete Militar do Governador e, em 1962, passou a se chamar Casa Militar do Governo, vinculada diretamente ao chefe do Executivo estadual.
Sua missão é planejar, executar e garantir a segurança dos dignitários e das instituições governamentais do Ceará.
- Chagas Vieira
- Heráclito Vieira
- Tenente-coronel Alex Ferreira
- Solenidade de 99 anos da Casa Militar do Ceará
Mais notícias
Praia paulistana
































