Ordem Pública
Castro, Motta e Tarcísio se encontram em cerimônia de batalhão paulista e enfatizam ações de combate ao crime
Por Julia Fernandes Fraga - Em 01/12/2025 às 3:55 PM

Cláudio Castro e Hugo Motta foram homenageados pelo 1º BPC Tobias de Aguiar, em São Paulo. Foto: Montagem
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), indicou nesta segunda-feira (1º) que o Senado deve aprovar ainda nesta semana o PL Antifacção. Ele agradeceu ao relator do texto na Câmara, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), destacando que o projeto representa “a resposta mais dura até hoje contra o crime organizado”. O PL foi aprovado na Câmara com 370 votos favoráveis e 110 contrários. No Senado, o relator é Alessandro Vieira (MDB-SE).
A declaração foi dada durante a entrega da medalha do Centenário do 1º Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar”, em São Paulo, ao lado dos governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Cláudio Castro (PL-RJ).
PEC da Segurança Pública
Motta afirmou também que pretende iniciar na terça-feira (2) a discussão do texto final da PEC da Segurança Pública no colégio de líderes. A expectativa é que a proposta seja votada na Comissão Especial na quinta e chegue ao plenário antes do recesso. O relator é Mendonça Filho (União-PE), que já indicou incluir no parecer medidas como o fim da progressão de pena para crimes graves.
Operação no Rio como exemplo
No evento do 1º BPC Tobias de Aguiar, Tarcísio elogiou a megaoperação “Contenção”, realizada em outubro nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que deixou 122 mortos e cumpriu cerca de 100 mandados de prisão contra o Comando Vermelho. Ele afirmou que a ação mostrou que “não há território onde o Estado não entre”.
Na ocasião desta segunda, o governador Cláudio Castro, ao receber a Medalha do Centenário da Rota, disse que a operação “devolveu esperança ao cidadão de bem”. Além dele, outros 66 nomes foram agraciados, incluindo Hugo Motta; o secretário de Segurança do Rio, Victor Santos; e o comandante do Bope, tenente-coronel Marcelo Corbage.
A homenagem ocorreu durante as comemorações dos 134 anos do Batalhão Tobias de Aguiar, que também inaugurou o retrato do ex-comandante Leonardo Akira Takahashi.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























