MERCADO DE TRABALHO

Ceará espera aumento de 10% no volume total de vagas temporárias de emprego

Por Marcelo Cabral - Última Atualização 15 de junho de 2025

O Ceará se prepara para um aquecimento no mercado de trabalho durante os meses de junho e julho. A expectativa do Governo do Estado é de que mais de 1.300 postos de trabalho temporários sejam abertos, um crescimento estimado de 10% em relação ao mesmo período de 2024.

Novas oportunidades de trabalho devem surgir                     Foto: Divulgação

Impulsionado por eventos de grande porte, como o Fortal e a Expocrato, além do aumento da movimentação turística típica das férias escolares, o período representa uma janela estratégica para empregabilidade – especialmente para quem busca a primeira experiência profissional.

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Ângelo, julho é historicamente promissor para quem deseja ingressar ou retornar ao mercado. “É um mês marcado por oportunidades. Muitas das vagas não exigem experiência prévia, o que favorece quem está iniciando sua trajetória profissional”, afirma.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, o cenário reforça a vocação turística do estado e sua capacidade de gerar renda. “O Ceará sabe acolher – e isso se traduz em oportunidades. Profissionais com atitude, capacidade de trabalhar em equipe e foco em resultados tendem a se destacar. Aproximadamente 20% das vagas temporárias resultam em contratações efetivas”, ressalta.

As vagas temporárias devem se concentrar nos setores de comércio e serviços, com destaque para funções como segurança de eventos, vigilância, recreação, atendimento em lojas, recepção, garçom e promoção de vendas. Os interessados em aproveitar as oportunidades já podem procurar uma das unidades do Sine/IDT em todo o Estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN News