Com 11 novos municípios,

Ceará por Elas: 123 municípios passam a integrar programa estadual de proteção e empoderamento feminino

Por Deusdedit Neto - Em 06/05/2024 às 1:58 PM

Jw03661 2048x1232

Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, 6, mais municípios do Ceará formalizaram adesão ao programa Ceará por Elas, durante uma cerimônia realizada na Secretaria das Mulheres (SEM), em Fortaleza. Com isso, o programa agora conta com a participação de 123 cidades cearenses, em uma iniciativa liderada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Mulheres, em colaboração com as administrações municipais. A vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero (MDB), conduziu o evento, que contou com a presença dos prefeitos e prefeitas que se comprometeram com o programa.

Os 11 novos municípios que aderiram ao Ceará por Elas nesta segunda-feira foram Aiuaba, Aratuba, Barroquinha, Forquilha, Fortim, Graça, Groaíras, Ibiapina, Ipueiras, Morrinhos e Santana do Cariri.

O programa Ceará por Elas, lançado em 2023, tem como principal objetivo fortalecer a rede de proteção e apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres. Estruturado em três eixos – Mulher Segura, Mulher Protagonista e Mulher Empreendedora -, o programa visa incentivar os municípios a desenvolverem ações nessas áreas específicas.

A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, destacou os avanços alcançados na proteção, participação das mulheres e empreendedorismo feminino durante o evento.

Em contrapartida às iniciativas dos municípios, o Estado fornecerá apoio por meio da entrega de viaturas da Patrulha Maria da Penha, além de kits Athena, compostos por computadores, monitores, acessórios e mobiliário, junto com o sistema de integração estadual para atendimento especializado às mulheres em situação de violência. Também serão oferecidas capacitações aos profissionais municipais, consultorias e outras atividades. Uma estratégia adicional é o aprimoramento da base de dados da plataforma Athena, essencial para a formulação e avaliação das políticas públicas voltadas para as mulheres.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder