Importante conquista

Ceará se torna estado livre de febre aftosa sem vacinação, diz Ministério da Agricultura e Pecuária

Por Deusdedit Neto - Em 02/05/2024 às 2:58 PM

180507 Vacinacao Febre Aftosa Mvs6462 768x512

Foto: Divulgação / Governo do Ceará

O Ceará alcançou uma importante conquista para seus produtores, sendo reconhecido nacionalmente pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como um dos 22 estados brasileiros livres de febre aftosa sem vacinação. Essa decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU), é fruto de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, municípios, secretarias, sindicatos rurais e instituições do setor.

O governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), celebrou o marco nas redes sociais, destacando a mudança histórica na pecuária local e agradecendo o empenho de todos os envolvidos. Com essa conquista, o Ceará não precisará mais vacinar anualmente seu rebanho de bovinos e bubalinos, simplificando os processos para os produtores.

“Essa é uma grande conquista para os produtores cearenses. É resultado de um grande trabalho em conjunto com os Municípios, secretarias e entidades. A participação de todos contribuiu para uma mudança histórica em nossa pecuária. Será a última vez que vacinaremos o nosso rebanho contra a febre aftosa”, destacou.

Apesar do status alcançado, os produtores que já vacinaram seus animais devem declarar a vacinação até 15 de maio, para que o estado atinja a meta mínima de 90% do rebanho vacinado, requisito para o reconhecimento internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal. Essa declaração pode ser feita virtualmente pelo site da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará ou presencialmente nos escritórios locais da Agência.

Com um rebanho de quase 2,8 milhões de cabeças de gado e búfalos, o Ceará contou com um intenso empenho nos últimos 15 dias, inclusive com servidores trabalhando nos fins de semana, para alcançar a meta da campanha. Diversas entidades e órgãos estiveram envolvidos nesse esforço, destacando-se o apoio do Ministério da Agricultura, Superintendência Federal de Agricultura, e outras instituições do setor agropecuário.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder