Em Recife/PE

Cid Marconi toma posse na diretoria da Esmafe do TRF5 nesta terça (1º)

Por Oceli Lopes - Em 31/03/2025 às 1:35 AM

Cid Marconi Gurgel

Desembargador Cid Marconi Gurgel de Souza é cearense de Fortaleza. Foto: Roberta Mariz/TRF5

A Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) estará sob novo comando a partir desta terça-feira, 1º. O desembargador federal Cid Marconi ocupará o cargo de diretor da Escola, no lugar do desembargador federal Roberto Machado, novo Presidente do Tribunal Regional Federal – TRF5. O desembargador federal Rubens Canuto será empossado como vice-diretor da Esmafe.

A cerimônia de posse será realizada às 10h do dia 1º/4 na nova sede da Esmafe, que agora funciona no 1º andar da Ampliação do TRF5 em Recife/PE. Cid Marconi e Rubens Canuto assumem para o biênio 2025-2027.

Uma das propostas da nova gestão é integrar as escolas judiciais da 5ª Região (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe), a fim de fortalecer as instituições e compartilhar experiências e boas práticas.

Perfil

Cid Marconi
Cearense, Cid Marconi Gurgel de Souza é bacharel em Direito, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), e graduado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui especialização lato sensu em Direito Processual Civil, é mestre em Direito Constitucional e Doutor em Direito Constitucional e Direito Público, pela Unifor. Antes da magistratura federal, atuou como advogado e foi vereador de Fortaleza. Ingressou no TRF5 como desembargador federal em junho de 2015, na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Quinto Constitucional.

Rubens Canuto

Natural de Alagoas, Rubens de Mendonça Canuto Neto é graduado em Direito, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC), e pós-graduado em Direito Tributário, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também é doutor em Direito Econômico pela Uninove. Foi delegado da Polícia Federal e advogado da União. Ingressou na Justiça Federal em agosto de 2002, no cargo de juiz federal substituto da 4ª Região, sendo removido, no mesmo ano, para a 5ª Região, onde passou a atuar na Seção Judiciária de Alagoas. Foi promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador federal em 2015 e atuou como conselheiro do CNJ, no biênio 2019-2021.

Fonte: Divisão de Comunicação Social do TRF5.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder