
Em busca de um novo partido
Cidistas aproveitam agenda em Brasília e conversam com representantes do PSB e Podemos
Por Redação In Poder - Em 23/11/2023 às 6:37 PM

Foto: Thais Mesquita / Ascom Eduardo Bismarck
No dia em que participaram da cerimônia de posse do ministro cearense Teodoro Silva Santos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), alguns integrantes do PDT Ceará que estão se movimentando para deixar o partido participaram de reuniões com outras siglas em Brasília.
Conforme apuração do IN Poder, os parlamentares que integram o grupo do senador Cid Gomes (PDT) trabalham atualmente com duas possibilidades de legendas para lhe abrigarem: o PSB, de Eudoro Santana, e o Podemos, do prefeito Bismarck Maia.
É pouco provável, no entanto, que todos os cidistas ingressem em uma só sigla. A tendência é que uma grande parcela siga para o próximo partido de Cid – ainda não revelado – enquanto que outros se filiem em siglas que estejam dentro do arco de alianças do Governo do Estado, como é caso do deputado estadual Evandro Leitão, cotado no PT do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana.
A grande problemática, entretanto, consiste na possibilidade – cada vez mais próxima – de o PSB lançar federação ao lado do PDT. Isto, no entanto, só estaria em vigência para as eleições de 2023, contudo, a cúpula dos dois partidos já considera uma aliança para o pleito do próximo ano.
E caso ocorra, o presidente do PSB Ceará, Eudoro Santana, já informou que não permaneceria na sigla. Com essa possibilidade de instabilidade – e palanque conjunto com o PDT -, é improvável que os pessebistas abriguem a maioria dos cidistas.
Mais notícias


TRANSCENDER RIVALIDADES
