AMBIENTE FAVORÁVEL

Ciro Gomes defende “padrão chinês” para reverter a desindustrialização no Brasil

Por Marcelo - Em 25/08/2022 às 3:55 PM

O candidato à Presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, assinou nesta quinta-feira (25), em São Paulo, um termo da Fundação Abrinq – organização filantrópica da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) – se comprometendo a, se eleito, priorizar políticas públicas destinadas ao bem estar de crianças e adolescentes.

Ciro Gomes quer um ambiente estimulante para os empreendedores                  Foto: Portal IN

Ele aproveitou o ato para voltar a criticar a política industrial de comércio exterior, associando-a ao fechamento de fábricas brasileiras ao longo das últimas décadas. Ao defender que é papel do Estado proteger os produtores brasileiros sem desestimular a concorrência internacional, o pedetista citou os “padrões chineses” como “referência” em termos de estímulo à modernização tecnológica do parque industrial e ao empreendedorismo.

“O Brasil, que já teve 600 fábricas de brinquedos, perdeu 200 (nos últimos anos)”, comentou Ciro, antes de ser informado pelo presidente da Abrinq, Synésio Batista da Costa, de que, atualmente, apenas metade dos brinquedos vendidos no País é produzida no Brasil. Os outros 50% são comprados da China.

“Isto não é incompetência. É porque o projeto de Brasil há muito tempo desertou da tarefa de criar um ambiente de negócios favorável a quem produz e a quem trabalha”, acrescentou Ciro Gomes, prometendo que, se eleito, “transformar o atual ambiente de negócios hostil aos empreendedores em um ambiente estimulante”.

Fechando fábricas

“Precisamos interromper a tragédia do Brasil ser o País que mais fechou indústrias ao longo dos últimos 20 anos. E por quê? Porque todas as variáveis do ambiente de negócios são hostis. É preciso consertar as condições de empreender tendo os padrões chineses ao menos como referência para nossa busca”, disse o candidato, citando três de suas propostas de governo para o setor.

“Primeiro, (rever) a condição de financiamento. Na China, descontada a inflação, a taxa de juros há 15 anos está em 0%. Já no Brasil, estamos aumentando, de novo, para a maior taxa de juros do mundo. Eu tenho uma proposta para trazer nossa taxa para o padrão internacional. Em segundo lugar, assistência tecnológica. O que qualifica um brinquedo ou a eletroeletrônica é a tecnologia. E o Brasil não investe nisso. Meu projeto devolve ao Brasil a capacidade de superar o atraso tecnológico. Em terceiro, escala. Quando você produz em uma megacorporação chinesa, em gigantesca quantidade, o preço final acaba sendo mais barato. Isso obriga o Estado brasileiro a ter uma política industrial de comércio exterior que proteja a estrutura brasileira, sem perda de eficiência para que o fabricante nacional tenha condições de competir em igualdade de condições”, concluiu o candidato.

Além de Ciro Gomes, outros quatro candidatos à Presidência da República já assinaram o termo do Programa Presidente Amigo da Criança: Soraya Thronicke (União Brasil); José Maria Eymael (DC); Felipe D´Ávila (Novo) e Simone Tebet (MDB). A Fundação Abrinq convidou todos os candidatos a assumir o compromisso e está em contato com as equipes de campanha dos demais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Poder